O Plano de Ação Missionária da Campanha (PAMICA), coordenado pelo Pastor Varno Senger, residente em Dom Pedrito, realizou no dia 12 de dezembro seu primeiro Dia da Igreja, reunindo 400 membros das comunidades da IECLB na fronteira com a Argentina e o Uruguai, desde Uruguaiana até Hulha Negra e Aceguá, inclusive Rivera, Uruguai, junto a Livramento. Rivera é a única paróquia localizada em país vizinho e que integra a IECLB. O Pastor Elbio Fagundez é de nacionalidade uruguaia e estudou na EST, em São Leopoldo. Trata-se, em geral, de comunidades pequenas que vivem na dispersão. A menor, integrante da Paróquia de Rivera, Uruguai, é a Cooperativa Figueira (4 famílias), Livramento, mas também ela tem planos para a construção de uma pequena capela e para o desenvolvimento de contatos com os agricultores sem-terra assentados nas proximidades. O PAMICA, projeto que conta com o apoio do Sínodo Centro-Campanha-Sul e da IECLB, visa integrar essas comunidades e desenvolver seus projetos missionários.
Participaram do Dia da Igreja o Vice-Pastor Sinodal e futuro Pastor Sinodal do sínodo Centro-Campanha Sul, Valdir Trebien, e o Pastor Presidente da IECLB, Walter Altmann, que palestrou sobre o tema IECLB: Somos Igreja Missionária? A palestra enfatizou que o ser missionária faz parte essencial da Igreja e responde a uma mandato de Jesus Cristo. Realçou também os novos contextos nos quais se desenvolve a missão, como o cenário religioso pluralista e competitivo, e a necessidade de as comunidades criarem ambientes acolhedores às pessoas e exercerem seu papel diaconal no meio em que vivem. Expressou também que, de certo modo, o Sínodo Centro-Campanha-Sul é um espelho da distribuição geográfica que caracteriza a própria IECLB no país: um centro, Santa Cruz do Sul, com grande concentração de membros, e, na Campanha, muitas comunidades pequenas em dispersão.
Durante o evento, em grupos, as comunidades esboçaram planos e atividades para o curto prazo, como criação de grupos de visitação e de música. Houve atividades específicas com crianças e jovens.
Após a palestra do Pastor Presidente, Walter Altmann, sobre a Missão na IECLB, os 400 participantes de dividiram em grupos para elaborar propostas de ação missionária nas comunidades da região de fronteira.
Nas celebrações leituras bíblicas foram efetuadas em português e espanhol. No culto de abertura, celebrou-se um rito comunitário de memória do batismo, em que os participantes, de olhos fechados e em oração, tiveram seus olhos tocados com água pelos oficiantes.