Ministros e ministras do Sínodo Vale do Itajaí participaram da Conferência Ministerial, no Centro de Eventos Rodeio 12, no dia 05 de abril. O tema trabalhado foi “Didática e teologia - contribuição de Comenius para a educação cristã”, apresentado pelo P. M.e Alan Schulz, assessor de Formação e Pastorais do Sínodo. Teólogo protestante e pedagogo, o tcheco João Comenius é considerado o pai da pedagogia moderna por ser o primeiro estudioso a se preocupar com a metodologia do ensino, a didática que é a arte de ensinar e aprender.
Para Comenius o método de ensino da academia, que valorizava muito o discurso e a soberania do professor, estava falido. Cada pessoa é um sujeito ativo no processo de construção do conhecimento. “Toda pessoa humana é educável”, dizia ele, e por isto, a educação deve ser universal, dialógica e gratuita. “Todo ser humano, como criatura de Deus, precisa ser educado, este é o seu caminho como cidadão do reino de Deus para a civilidade, cultura e para a piedade”. Segundo o pastor Alan, nascia ali, por volta de 1630, o protótipo da escola pública moderna com experiências pedagógicas na região da Morávia (atual República Tcheca), Suécia, Alemanha e Holanda.
A partir das reflexões do pedagogo, ministros foram motivados a discutir sobre as contribuições para a educação cristã no contexto comunitário. Para o pastor Alan, a herança do pensador reflete na dimensão do diálogo e na dinâmica do processo de ensino e aprendizagem. Comenius vê o ato de educar como movimento de valorização do indivíduo, de participação e partilha de experiências e reflexões sobre um determinado assunto. A educação precisa, segundo Comenius, ser algo vivo e dinâmico, lúdico, alegre e convidativo.
“Na missão da comunidade, perceber que toda pessoa é alvo do amor de Deus, faz toda a diferença no planejamento estratégico. A igreja são as pessoas, os sujeitos em comunhão e partilha. A pedagogia de Comenius ajuda a compreender cada pessoa como parte do processo educativo, parte do ensino e da vivência do conteúdo em questão. A comunidade que vive os ensinamentos de Jesus tem a mesma dinâmica e é convidada a ser protagonista na sua missão de ensinar os conteúdos da fé”, conclui Schulz.
Os conferencistas ainda discutiram assuntos da Assembleia Sinodal, indicações para as funções de pastor e vice-sinodal e presidência da IECLB. Observaram ainda temas como formação teológica em EAD e outros assuntos ministeriais.