Na missão de Deus participam todos os seus filhos e suas filhas. O Espírito de Deus desperta a consciência de que a atuação da Igreja ultrapassa os limites das comunidades, dos sínodos e, inclusive, da Igreja como um todo. Ele impulsiona pessoas e comunidades para gestos e atitudes que fortalecem o testemunho evangélico para além das suas fronteiras geográficas, sociais e culturais. Desabrocham e crescem parcerias intercomunitárias e intersinodais.
Novos campos de atividade, áreas missionárias ou comunidades localizadas em regiões com pouca densidade de membros recebem atenção de irmãos e irmãs de comunidades e sínodos que apresentam condições mais confortáveis do ponto de vista da sustentabilidade.
Assim, por exemplo, comunidades e sínodos do sul do país colaboram com comunidades e sínodos do norte, nordeste e centro-oeste do país. Trocam informações sobre o seu trabalho. Visitam-se mutuamente, celebram e intercedem uns pelos outros. Fortalecem vínculos e laços de irmandade. Experimentam o calor da solidariedade e do amor de filhos e de filhas de Deus da família luterana.
As parcerias reforçam a consciência missionária da Igreja e ampliam os horizontes do seu ser-Igreja no país. Elas permitem que irmãos e irmãs, que estão fome e sede do Evangelho, tenham oportunidade de vivenciar comunhão com Deus de forma comunitária. Elas dão condições para que seja possível a sua articulação e coordenação por parte dos sínodos.