A responsabilidade da Presidência é promover a unidade confessional e organizacional. É isso que permeia todas as ações da Presidência. Por unidade confessional e organizacional entendemos a sintonia por parte de todos os membros em relação à missão da Igreja e à doutrina da Igreja, base da sua expressão de fé e que lhe dá identidade, a saber, as Sagradas Escrituras e os Escritos Confessionais. Uma fonte de inspiração importante para o entendimento dessa unidade são duas passagens da carta pastoral dirigida aos efésios:
Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito (Efésios 2.19-22).
Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor (Efésios 4.15-16).
Os dois extratos bíblicos contêm o verbo ajustar. Eles apontam para a edificação do povo de Deus sobre a pedra angular, Jesus Cristo, e reforçam o vínculo de todas as partes do corpo com a cabeça, Jesus. Ele é pedra angular e cabeça. A construção acontece de forma pacienciosa. As pedras recebem um tratamento especial e passam por polimentos para poderem compor o conjunto do edifício. As instâncias eclesiásticas procuram corresponder ao papel de que, juntas, favorecem a cooperação e o crescimento do corpo de Cristo.
Sintonizar com vistas à unidade significa justamente isso: ajustar o dial [aquela haste do rádio que se posiciona no número que corresponde à emissora que se quer sintonizar] de tal forma que a comunicação aconteça na frequência dada por Jesus Cristo e pela herança reformatória, farol que nos orienta e que nos leva teimosamente a voltar-nos à verdade evangélica revelada por Ele.
A sintonia com vistas à unidade confessional e eclesial permite comunhão de jornada de pessoas evangélicas luteranas que caminham, como povo de Deus, organizadas em Comunidades, constituindo a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, parte da grande família de Deus, que segue a verdade em amor e cresce em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.