Entre os dias 31 de maio e 1 de junho, pessoas engajadas na caminhada Diaconal participaram do 3º Encontro Intersinodal de Diaconia, no Centro de Eventos Rodeio 12, em Rodeio (SC). O programa teve como tema principal a Ação Diaconal de Katharina von Bora. A diácona Dra. Márcia Paixão levou 156 pessoas para a cozinha da esposa de Martin Luther – mulher, mãe, esposa, administradora da casa e das finanças – cultivou frutas e verduras em seu pomar, fazia cerveja, cuidava de doentes e tinha conhecimentos teológicos.
“Ela nos fez refletir sobre a cozinha de Katharina, que sempre foi um lugar de produção de comida para o corpo e para a alma. A esposa de Lutero nos sugere que o espaço privado é um lugar de produção de outras ideias, de misturas, de aromas, de gostos para a construção de uma teologia libertadora. A palestra nos inquietou e faz ver que o jeito de Katharina pensar Deus e a resposta que ela dá na sua forma de agir, continua sendo um desafio, tanto para mulheres como para homens que buscam trabalhar em conjunto e de uma forma igualitária nos caminhos do Reino de Deus”, enfatizou a coordenadora do Conselho de Diaconia do Sínodo Vale do Itajai, Simone Engel Voigt.
Uma série de oficinas também foi o ponto alto do evento. 1) Ações Diaconais das Mulheres na Reforma, com a diaconisa Ms. Ruthild Brackemeier; 2) Grupos de enlutados, com o pastor Dr. Nilton Herbes; 3) Cuidando de quem cuida, com a pastora Vera Weissheimer; 4) Impulsos para o trabalho com pessoas idosas nas comunidades, com o pastor Renato Becker; e Diaconia transformadora em justiça de gênero, com Rogério Aguiar da Fundação Luterana de Diaconia.
Por se tratar de um encontro intersinodal, entre os sínodos Centro-sul Catarinense, Norte Catarinense e Vale do Itajaí, cada unidade também teve o momento para planejar e construir juntos, a partir da realidade de uma ação para ser realizada. A celebração final com a comunhão de mesa entre motivou o grupo a seguir firme na caminhada, semeando Diaconia.