No sábado, 11/04, o Sínodo Vale do Itajaí realizou a 19ª Assembleia Sinodal. A Comunidade Serra São João, pertencente à Paróquia dos Apóstolos, em Benedito Novo (SC), acolheu mais de 200 delegados, entre ministros e ministras, representantes de comunidades, paróquias, setores de trabalho e funções sinodais. O tema da Assembleia partiu da proposta da temática do ano da IECLB: “Igreja da Palavra – Chamad@s para Comunicar”. A prédica-palestra foi conduzida pelo pastor Guilherme Lieven.
“Deus dialoga conosco. Ele sabe o que se passa conosco. Os nossos assuntos são de interesse de Deus. Quando verbalizamos, repassamos sentimentos. Porém, valorizamos demais nossos limites e temos dificuldade em compartilhar a nossa realidade de cruz. O tema do ano nos motiva a sairmos desta situação de isolamento. Quando repartimos crescemos com a percepção da grandeza de Deus. Cristo está no nosso meio e isso é comunicação de Deus conosco”.
Lieven afirmou que a IECLB chama para comunicar. Ele assinala que a pessoa cristã luterana tem muito o que falar. “Temos uma boa proposta e uma boa teologia. Guiados por Jesus podemos fazer melhor. Vamos falar da mensagem e não tentar ser a mensagem. Este tema é a oportunidade de falarmos e ouvirmos Deus, a partir do que somos. Não vamos viver para nós mesmos, enclausurados e mudos”, concluiu.
A partir da reflexão, os e as participantes trabalharam em seis grupos e puderam dialogar sobre aspectos do tema proposto, além de discutir assuntos contidos nos relatórios das paróquias, setores de trabalho, direção sinodal e tesouraria. A construção da sede sinodal também tomou um espaço importante das discussões. Nos grupos foi reafirmada a importância da obra. Enfatizou-se que a sede sinodal é a casa do Sínodo. Para a Assembleia, a obra precisa continuar e várias propostas foram elencadas para finalizar o projeto.
Uma moção foi apresentada e aprovada, cujo teor tem relação com a situação de ministros e ministras que necessitam se afastar por motivo de doença. A proposta seguirá como recomendação às paróquias do Sínodo e poderá ser discutida no próximo Concílio da IECLB.
A Assembleia ainda aprovou o balanço da Tesouraria, homologou o orçamento do Sínodo e aprovou a Mensagem às Comunidades. No próximo ano, a 20ª Assembleia Sinodal acontecerá no dia 2 de abril, no Centro de Eventos Rodeio 12, em Rodeio (SC).
O prefeito de Benedito Novo, Jean Michel Grundmann; o secretário do Ministério com Ordenação da IECLB, pastor Marcos Bechert; e o presidente do Conselho Sinodal do Sínodo Norte Catarinense, Carlos Henrique Sacht, também participaram da Assembleia.