Nos dias 3 e 4 de agosto, o Sínodo Vale do Itajaí realizou mais uma edição da Atualização Teológica, no Centro de Eventos Rodeio 12. Ministros de todas as paróquias participaram do evento que teve como temática: “Eclesiologia, confessionalidade e ordenação – implicações da pertença à Igreja e da ordenação”. A palestra foi conduzida pelo secretário-geral da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Dr. Nestor Paulo Friedrich.
A partir da reflexão de Lucas 24, o secretário-geral elencou três importantes pontos para discussão do trabalho pastoral 1) Saber conversar e ouvir, fazer afirmações verdadeiras, esclarecimentos precisos. 2) Respeito – reconhecer que as pessoas são diferentes, diálogo como meio efetivo de construção da dignidade. 3) Hospitalidade como algo necessário para humanização.
Trouxe também uma pesquisa que apresenta as maiores preocupações em relação à sociedade, família, Igreja e fé. A partir destes dados, constatou-se que existe uma angústia profunda e um sentimento de impotência e clamor por orientações. Friedrich anima quando esclarece que o momento atual é de oportunidade. “A IECLB como Igreja faz frente a todo este debate. Precisamos orientar e encaminhar os anseios e angústias da sociedade”.
A Atualização acontece anualmente e tem como objetivo acrescentar temáticas em torno da teologia e da estrutura da Igreja. São dois dias de muito aprendizado, conteúdo e discussões que possibilitam uma visão ampliada das questões religiosas.