Na noite de sábado, dia 11, uma celebração especial na Paróquia do Badenfurt, em Blumenau (SC), marcou o lançamento da Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem, na região do Sínodo Vale do Itajaí. A pregação ficou ao cargo do pastor sinodal em exercício, P. Sigfrid Baade. Na celebração foram apresentados os projetos nacionais e sinodais que receberão as ofertas da campanha. Três vídeos foram lançados neste culto. Eles serão utilizados como ferramentas de divulgação da campanha em setores de trabalho, celebrações e nas redes sociais.
Na pregação, o pastor sinodal enfatizou que a Vai e Vem é um chamado para que as pessoas comuniquem com dupla ênfase: as palavras faladas e as palavras que viram gestos! “A Campanha de Missão da IECLB zela pelo cuidado interno e possibilita a prática de levar as cargas uns dos outros. Dessa forma, a Vai e Vem viabiliza a caminhada de comunidades na Missão de Deus. Ela fortalece a comunhão de pessoas que podem ser sal da terra e luz do mundo lá onde vivem e testemunham a Palavra de Deus”.
O pastor Raul Wagner, coordenador da campanha na esfera sinodal, motivou os participantes a se engajarem cada vez mais. Ele afirmou que os projetos precisam da atenção dos membros e que na história, as comunidades do Vale do Itajaí receberam muita ajuda para poderem se manter. “Hoje, são projetos por todo o Brasil que contam com o apoio de cada membro da IECLB. Com motivação, ânimo, criatividade e esperança, é possível que irmãos e irmãs ofertem para que novas comunidades e trabalhos missionários e diaconais surjam e sejam apoiados”.
A Vai e Vem, que nasceu da constatação decorrente das reflexões sobre o Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI), de que a Igreja é missionária em sua essência, é uma das formas pela qual a Igreja cuida dos projetos missionários e de todas as pessoas que, envolvidas nessa comunhão, expressam a sua fé, a sua espiritualidade e agem. A Campanha é viabilizada por meio das ofertas e do que elas proporcionam: o anúncio do Evangelho pelo viés luterano.
No Brasil serão 15 projetos beneficiados, a partir da metade que cabe à IECLB destinar. A outra metade é de responsabilidade dos sínodos. No Vale do Itajaí serão três. A Comunidade de São João Batista, a Paróquia Bom Pastor de Navegantes e a Pastoral da Criança e Juventude dependem das ofertas para se manterem.