O Sínodo Vale do Itajaí, a partir da decisão da 12ª Assembleia Sinodal, em 2008, e orientado pelo Plano de Ação Missionária, criou a Comunidade Missionária de São João Batista, na área de abrangência da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Unidos em Cristo, em Brusque (SC).
A inauguração do Templo aconteceu no dia 25 de outubro do ano passado e contou com a presença de lideranças de todas as paróquias do Sínodo. A data marcou também o início das atividades eclesiásticas no novo campo missionário, sob a coordenação do pphm Cristiano Ritzmann, orientado pela pastora Lígia Delandrea.
“Este projeto se tornou viável a partir das contribuições da campanha Vai e Vem, em 2008. Com isto, todas as paróquias do Sínodo Vale do Itajaí tiveram a oportunidade de investir numa área com forte crescimento populacional e naquela ocasião sem a presença da Igreja Luterana”, enfatiza a pastora sinodal Mariane Beyer Ehrat.
Hoje, existem 22 famílias cadastradas como membros e outras que participam com freqüência das atividades. Novas famílias são acolhidas nos cultos e recebem visitação do pphm. Dentre as programações que estão acontecendo, destacam-se três Cultos ao mês, Estudos Bíblicos na casa de famílias, Culto Infantil, OASE, Grupo de Canto, Ensino Confirmatório, Evangelizações, Ofícios, encontros e formação de lideranças. “A ênfase maior é na área da visitação. A partir disto, podemos conhecer melhor as pessoas e reunir diferentes famílias para o trabalho da Comunidade, sempre guiados pelo lema: Missão de Deus, Nossa Paixão”, completa a pastora Lígia Delandrea.
Atualmente, os membros da localidade, e também da Paróquia Unidos em Cristo, estão unindo esforços para a compra de um terreno para a construção de um templo – atualmente o prédio é alugado - e centro comunitário. “Recebemos ajuda de diversos empresários e membros da União Paroquial de Brusque e do Sínodo Vale do Itajaí. Contamos, também, com o sucesso da campanha Vai e Vem 2009 para darmos continuidade a este trabalho missionário”, destaca Lígia e acrescenta que a Comunidade Missionária em formação agradece de todo o coração a todas as pessoas que auxiliaram para que este sonho se tornasse realidade. “Muitas famílias que se sentiam abandonadas recebem agora o apoio da Igreja e se alegram muito por poderem fazer parte da Igreja Evangélica de Confissão Luterana Brasil e por isso dizem sim para a missão de Deus”.
O município
São João Batista é uma cidade do Estado de Santa Catarina que tem hoje aproximadamente 22 mil habitantes. Destaca-se por ser a cidade brasileira que mais cresceu em termos populacionais, proporcionalmente, nos últimos cinco anos. A economia do município se baseia na indústria calçadista - são 150 empresas do setor. É considerada a capital calçadista do Estado.
A comunidade originou-se de membros que migraram em busca de novos campos de trabalho, oriundos principalmente do Rio Grande do Sul (região de Novo Hamburgo), mas também de outras cidades vizinhas.
Vista frontal do Templo da Comunidade Missionária
Culto na Comunidade de São João Batista
Celebração de inauguração e dedicação do Templo, em 2008
Celebração de inauguração e dedicação do Templo, em 2008
Fotos: Divulgação / Ascom Sínodo Vale do Itajaí