O Sínodo Vale do Itajaí convida as comunidades para continuarem contribuindo para a construção da sede sinodal. Importante progresso foi dado nos últimos dois anos, desde o lançamento da pedra fundamental. O Edifício Catarina Von Bora, como foi batizado, abrigará área administrativa, auditório e moradias pastorais, além de duas salas comerciais que, alugadas, darão suporte financeiro para a manutenção do prédio. Ele localiza-se no bairro Fortaleza Alta, em Blumenau (SC).
“Esta construção representa um passo importante para a missão sinodal e para a unidade de nossa caminhada, sendo que será a casa de todas as comunidades e paróquias: a casa de todos nós. A execução da tarefa missionária também requer estruturas adequadas. A sede que ocupamos desde o início de nossa existência como Sínodo é cedida pela Comunidade Blumenau Centro e as residências pastorais são alugadas. Investimos, anualmente, um valor expressivo em aluguéis. Este valor poderia ser investido diretamente em ações missionárias e diaconais”, reforçou o pastor sinodal Breno Carlos Willrich.
Ao lado de verbas do orçamento sinodal, de um empréstimo junto à IECLB, de doações de pessoas físicas, também paróquias têm respondido positivamente o apelo para somarem forças nesta construção. Algumas abraçaram a campanha dos tijolinhos, outras realizaram cucadas e festas com destinação para a construção. Outras comunidades destinaram ofertas durante uma época específica do tempo litúrgico. Algumas colocaram em seu orçamento ordinário um valor para este fim.
“Como sugere o apóstolo Paulo, motivamos que ‘cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama quem dá com alegria’ (2 Coríntios 9.7). Em havendo alegria haverá criatividade para buscar os recursos necessários e, com a Bênção de Deus, a ajuda se tornará possível, para que em 2016 possamos finalizar mais uma etapa deste sonho”, sublinhou a presidente da Comissão Pró-construção, Léa Stange de Oliveira.
“Agradecemos a Deus por todas as contribuições que temos recebido. Sendo o Edifício Catarina von Bora, a casa de todos e todas nós, queremos motivar para que mais pessoas e mais comunidades se unam nesta causa”, destacou o presidente do Conselho Sinodal, Rubens Olbrisch.