No domingo, 30 de outubro, o sol nasceu brilhando sobre as águas da Lagoa dos Patos. Não havia uma única nuvem. Tudo prometia ser um dia belíssimo. E assim foi. Ainda de madrugada caravanas vindas de vinte paróquias deslocaram-se do oeste, do sul e do norte para trilharem uma só estrada a partir da ponte sobre o Arroio São Lourenço. É este mesmo arroio que em 10 de março inundaria parcialmente a cidade na sua maior enchente. No domingo esta mesma estrada, que em março foi tomada pelas águas da enchente, agora empoeirada, combinaria muito bem com o canto da procissão de entrada: “o povo de Deus era rico de nada, só tinha a esperança e o pó da estrada”. E a esperança de um bom Dia da Igreja no Galpão Crioulo, às margens da Lagoa dos Patos, foi correspondida. É o que se ouviu nas primeiras manifestações, entre as mais de 1500 pessoas presentes na 7ª. edição do Dia da Igreja Sinodal.
Sob o tema do Dia da Igreja: “Cultivando a Paz na Criação de Deus – na família – na comunidade - na sociedade”, o público presente teve a oportunidade de começar o dia ouvindo e cantando com o canto convidado Mauro Harff. Em seguida celebrou-se o culto com a mensagem pelo P. Dr. Mauro Batista de Souza (Secretaria de Ação Comunitária da IECLB). O teatro em pomerano por membros da Comunidade Martim Lutero da Paróquia Barranco culminou no convite de continuar plantando árvores nativas, frutíferas e de sombra a caminho dos 500 anos de Reforma Luterana. Lá mesmo na área do Camping Municipal, juntamente com o prefeito municipal José Sidney Nunes de Almeida, plantou uma guabiroba.
À tarde o espaço foi para apresentação de: - Dança Sênior, - alguns Grupos de Canto e Música em nível sinodal. Mini-palestra com a psicóloga Vera Schoenardie e Oficinas c/ crianças, jovens e também mini-palestra e oficina coordenadas pela Fundação Luterana de Diaconia (Diretor executivo Dr. Carlos G. Bock), CAPA e COOPAR preencheram a primeira metade da tarde.
A convite do Dia da Igreja houve várias bancas com exposição e venda de: - canecas comemorativas ao Dia da Igreja, - livros e devocionários 2012, - CD´s de Mauro Harff e Grupo ´Um Lugar ao Sol´, - Trabalhos Manuais da OASE São Lourenço do Sul, - produtos ecológicos e da agricultura familiar, artesanato (quilombola e indígena) assistidos pelo CAPA, - e distribuindo de material promocional: - LUTERPREV, Colégio Sinodal Alfredo Simon, Faculdades EST e Rádio União FM 99.9.
A coordenação da programação no decorrer do Dia da Igreja e a interação com o público foi feita pelo Psic. Vilnei Varzim. Ainda durante à tarde o público assistiu ao lançamento do novo Portal Luteranos pelo Pastor Presidente, P. Dr. Nestor P. Friedrich. Encaminhando o encerramento do Dia da Igreja, o cantor Mauro Harff fez nova apresentação com canções relacionadas ao tema do Dia da Igreja. Coube ainda uma breve palavra de encerramento ao P. Dr. Mauro Batista de Souza, oração e bênção a cardo da pastora vice-sinodal Roili Borchardt e pastor sinodal Dietmar Teske.
Vale lembrar que no sábado, 29 de outubro, aconteceu, também no Galpão Crioulo, o Acampamento Jovem, reunindo jovens dos grupos de JE do Sínodo Sul-Rio-Grandense e à noite com palestra da Psic. Vera Schoenardie.
E contando novamente, desde 2007, com um público crescente participando no Dia da Igreja, esperamos estar juntos no próximo, em outubro de 2013!
Divulgação: Sínodo Sul-Rio-Grandense