Manter o sentido do Tema do Ano é a preocupação do Sínodo Vale do Taquari. Para isso, já está distribuindo uma proposta de liturgia para a campanha Mãos à Obra. A oração tem como objetivo lembrar que “não só de pão viverá o homem, lembrar que através deste gesto estamos exercitando na prática a nossa fé”:
“Senhor, agradecemos por esta possibilidade de podermos fazer parte desta campanha. Agradecemos por todas as mãos que se colocam à disposição. Pedimos, ó Deus, que nos acompanhes agora na partilha destes pães. Pedimos que as portas se abram para nossa visita, que tenhamos palavras de ânimo para as pessoas. Pedimos ainda que este gesto nos motive para ações maiores e concretas que melhorem as condições de vida de nosso povo. Amém.”
O engajamento das comunidades do sínodo Vale do Taquari já começou. A paróquia de Cruzeiro do Sul, pequena cidade gaúcha com 11 mil habitantes, já tem mais de 70 pessoas empenhadas na produção de no mínimo 350 pães. Eles beneficiarão o lar de idosos, o Centro Terapêutico São Francisco e pessoas carentes nos bairros do município.