Sínodo Norte Catarinense e o Planejamento Estratégico

14/06/2010




Realizou-se no último dia 12 de junho, na Paróquia de São Bento do Sul, o Seminário para Presidentes, Tesoureiros e Ministros, com a presença de 76 representantes das Paróquias do Sínodo.

Objetivava o encontro, a motivação para o Planejamento Estratégico da IECLB, tendo o Sr. Artur Francisco Baumrucker, representante do Sínodo junto ao Grupo Assessor de Planejamento Estratégico do PAMI, apresentado palestra em três etapas:
1)    Carga e Graça - trouxe uma conceituação bíblica do Planejamento Estratégico, quando foi enfocado o texto de Marcos 2.1-12 - Jesus cura um paralítico - e o trabalho de planejamento elaborado pelos homens que trouxeram o paralítico para próximo de Jesus, como também trouxe à reflexão, a nova situação enfrentada pelo curado quando de seu retorno para casa. Quais são as pessoas, atividades ou grupos que  em nossas comunidades precisam ser carregadas e ainda quem são as pessoas que estão dispostas a carregar a se prontificar a estar a frente dos diversos trabalhos e desafios que hoje enfrentamos em nossas comunidades e sociedade e ai concluir com a nova situação do curado ao ser novamente inserido na sociedade.
2)    Linhas Mestras do Plano Operacional - foram apresentadas os quatro dimensões principais do PAMI: Evangelização, Comunhão, Diaconia e Liturgia, como também os três eixos transversais: Formação, Comunicação e Sustentabilidade. Finalizando, enfatizou que “A matriz de planejamento para toda a IECLB sustenta-se sobre dois pilares: a) ser suficientemente delimitada para permitir a sua execução em todas as instâncias e de acordo com as competências de cada uma e b) ser aberta o bastante para que cada instância tenha autonomia para fazer seu planejamento específico no contexto de sua atuação e segundo seus recursos”.
3)    Roteiro para Planejamento Comunitário do PAMI - trouxe uma importante contribuição para que as Comunidade possam iniciar seu trabalho de planejamento, apresentando alguns passos iniciais a serem dados, bem como também relembrou o que significa “planejar” e três pontos que integram o planejamento: a) saber qual é a motivação; b) o inter-relacionamento das atividades dentro do sistema; e c) definir a missão, os valores e a visão de futuro.
Pontos importantes para o inicio do trabalho de planejamento foram sugeridos: a definição de quem planeja, a escolha da coordenação do grupo de trabalho, a assessoria externa, o responsável pelos relatórios/sínteses dos encontros, ter conhecimento do texto-base e do caderno da matriz de planejamento do PAMI, garantir a interação entre a equipe e os membros em geral e estabelecer4 período de tempo para a execução do plano missionário.
Apresentou os 8 passos para a elaboração do Plano Estratégico de Missão do PAMI:
a.    Refletir sobre a nossa identidade como comunidade;
b.    Relacionar a nossa identidade como comunidade às diretrizes do PAMI;
c.    Conhecer as forças e fraquezas e oportunidades e ameaças da comunidade relacionadas à missão;
d.    Interpretar os dados e estabelecer prioridades;
e.    Elaborar as ações estratégicas;
f.    Definir atividades, prazos, responsabilidades e recursos;
g.    Avaliar e definir modos de monitoramento do plano;
h.    Apresentar o plano à comunidade e celebrar em ação de graças.

O desafio dado aos presentes ao Seminário é de serem multiplicadores junto às suas Paróquias e Comunidades para a elaboração do Planejamento Estratégico. Objetiva a IECLB, que em 2012 tenhamos 1/3 de nossas Comunidades com o Planejamento Estratégico elaborado.

Para baixar as palestras (em formato PowerPoint):
- Carga e Graça
- Linhas Mestras do Plano Operacional
- Roteiro para o Planejamento Comunitário do PAMI


Autor(a): Sínodo Norte Catarinense
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
ID: 6157
COMUNICAÇÃO
+
Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta.
Tiago 2.17
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br