O 25º CONGRENAJE - Congresso Nacional da Juventude Evangélica - ocorreu entre os dias 16 e 20 de julho, na cidade de Domingos Martins/ES. No dia 13 de julho, uma caravana saiu com 47 pessoas, partindo de Estância Velha, passando por Parobé, Rolante e, logo após, dando início à viagem para Domingos Martins. Veja a entrevista com Cristina Kuhn Hirt, representante do COSIJE (Conselho Sinodal da Juventude Evangélica), que foi ao CONGRENAJE.
SNG - Como foi a experiência de, após a pandemia, viajar por tantos dias e reencontrar tantas pessoas - jovens, ministros e ministras - com um propósito em comum tão especial, que é exalar a essência da fé no Senhor? Sem dúvidas, extremamente marcante! Após tanto tempo rever alguns rostos e finalmente tirarmos os planejamentos do papel, para nossos jovens, foi uma experiência motivadora.
SNG - Como o tema do CONGRENAJE “Qual a tua essência?” foi tratado ao longo dos cinco dias do evento? O que mais chamou a atenção nas palestras e trocas de experiências entre os grupos de jovens? O tema do evento já estava sendo trabalhado em cada sínodo individualmente antes mesmo de chegarmos ao CONGRENAJE, pelas propostas de atividades que foram sugeridas antes do evento, como a confecção dos panos e a confecção das essências de cada JE. Ao longo dos dias, foram trazidos em forma de músicas já conhecidas nos grupos e também cantando a música lema desse CONGRENAJE, fortalecendo nossa essência musical da JE. Também tivemos algumas palestras que mostraram fortalecer e perfumar a vida de nossos companheiros, exalando as nossas essências individuais, perfumando o mundo que nosso bom Jesus Cristo nos deu.
SNG - Pensando na celebração do Grito da Juventude, em que foi enterrada uma cápsula do tempo, como você enxerga a JE daqui a 50 anos? Eu espero que com rostos novos, mas mantendo alguns de nossos costumes JE, como o Resíduo Zero ou nossa tradição dos copos ecológicos. Daqui a 50 anos, espero que a nossa juventude se faça mais presente na igreja e tenha mais voz e oportunidades, tanto da IECLB, quanto em nossas visões particulares, sem medo de restrições, com mais representatividade e voz jovem.
SNG - Cite um (ou mais de um) momento especial, que marcou o 25º CONGRENAJE, e que deixou um “bom perfume no ar”.
Um momento do CONGRENAJE que me marcou foi em uma das palestras que ocorreram, não a palestra em si, mas por ver nossos jovens concentrados e ver após o quanto aquela palestra os iluminou, o quanto aquilo tocou eles e fez bem. Isso pra mim foi um dos momentos que eu vi o bom perfume de Cristo se espalhando, pelo fato deles terem aproveitado o momento da palestra e colhido bons frutos.
O 26º CONGRENAJE acontecerá em julho de 2025, na cidade de Igrejinha. A candidatura para o Sínodo ser sede da próxima edição, anunciada pelo COSIJE na Assembleia Sinodal em maio, foi aprovada durante o congresso deste ano. Que os próximos dois anos sejam abençoados por Deus, e que Ele guie, com sabedoria, cada pessoa que estiver envolvida nos preparativos deste tão importante evento para a Juventude Evangélica e para toda a IECLB.