
Dar de comer a quem tem fome, dar de beber a quem tem sede, acolher o forasteiro, vestir o nu, visitar os enfermos, ir ver os prisioneiros! Baseada no texto de Mt 25. 31 – 46 a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Teófilo Otoni – MG celebrou, no último dia 18/05, o culto do Dia Nacional da Diaconia.
O exercício e o verdadeiro sentido da diaconia pode ser revalidado a partir da leitura e interpretação deste texto. Cristo, ao proferir estas palavras, não quer dizer que nós cristãos e cristãs temos o dever de ser caridosos e prestar ajuda para todas as pessoas ao redor do mundo. Pelo contrário, ao proferir estas palavras, o Filho de Deus nos ensina que, assim como os seus apóstolos e primeiros discípulos passaram fome, sede, frio, eram estrangeiros, ficaram doentes e até foram presos, todos nós temos limitações. Podem até não ser limitações físicas ou financeiras, mas todos temos diferentes tipos de fragilidades.
Neste sentido, quando nós exercitamos em nossa vida a prática da diaconia, nós não estamos ajudando alguém de cima para baixo. Quando nós vivenciamos diaconia nós servimos ao nosso irmão, à nossa irmã. Nós devemos estar no mesmo nível que o nosso próximo: olho no olho; pés juntos num mesmo chão; coração com coração. E daí sim. Um ser humano, com as suas fragilidades, estará exercendo diaconia com outro ser humano em suas fragilidades.
Foi uma bela celebração onde contamos com a presença dos jovens do grupo de canto do Internato Rural – AEEL e com representantes dos mais variados grupos de nossa comunidade onde se é exercida, através da prática do amor ao próximo, a diaconia ensinada a nós por Cristo Jesus. Que Deus nos ajude a continuarmos caminhando com os pés firmes neste chão, pois enquanto falta tanto pão nós não podemos nos acovardar!