Seminário Sinodal de Inclusão da Pessoa com Deficiência

Diaconia

13/04/2013

Inclusão é oferecer a oportunidade para ser, participar e testemunhar! Eu vivo comunidade inclusiva!

   Entre os dias 13 e 14 de abril foi realizado o Seminário Sinodal de Inclusão da Pessoa com Deficiência em Nova Estrela. O encontro contou com a participação de 37 pessoas das Paróquias de Palmitos, Arabutã e Nova Estrela. Contamos com a participação de pessoas com deficiência, familiares, professoras de pessoas com deficiência, representante da prefeitura de Arabutã, psicólogas, lideranças, representantes da Associação da Pessoa com Deficiência e Necessidades Especiais de Palmitos, pastores e membros das comunidades.

O tema esteve a cargo da Psicóloga Elisiane Rodrigues de Palmitos que falou sobre o tema:
• Inclusão: uma travessia possível! Um desejo ardente!
• A Inclusão e seus entraves: escola, sociedade...
• Inclusão e a resistência de mudanças e paradigmas
• Inclusão a partir da Palavra de Deus, com a Pastora Neiva Maria Barg.


     No domingo pela manhã o grupo participou do culto da comunidade local. O culto esteve voltado para o tema Diaconia e Inclusão e foi oficiado pelo Pastor Clari da Paróquia local e pela Pastora Neiva.

     Contamos com a presença de duas Professoras de Libras, Lari Konrad Bogoni de Arabutã e Carina A.S. Hoffmann de Concórdia, que fizeram a interpretação por sinais para as pessoas com deficiência auditiva.

     Houve a participação de um casal de jornalistas de Palmitos que registraram o andamento do seminário.

   Agradecemos ao Pastor Clari Osvaldo Trage pela divulgação e organização local. Também agradecemos à comunidade e Paróquia de Nova Estrela por abrir as portas para a realização do encontro, bem como às famílias que hospedaram pessoas em suas casas. Somos gratos a todosas que participaram e que se propõe a continuar a reflexão e ação em favor da inclusão da pessoa com deficiência.

     Queremos continuar nos ocupando com este tema da Inclusão, pois muito ainda precisa ser feito para que todosas tenham acesso, espaço e possam sentir-se incluídos e valorizados.
                                                                                                        Pa. Neiva Maria Barg
 

COMUNICAÇÃO
+
A misericórdia de Deus é como o céu, que permanece sempre firme sobre nós. Sob este teto, estamos seguros, onde quer que nos encontremos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br