Seminário Sinodal da LELUT no Norte Catarinense

27/08/2016

IMG_0388
IMG_0389
IMG_0391
IMG_0393
IMG_0395
IMG_0397
IMG_0399
IMG_0401
IMG_0408
IMG_0410
IMG_0417
IMG_0418
IMG_0424
IMG_0426
IMG_0428
IMG_0430
1 | 1
Ampliar

Reunidos no dia 27 de agosto de 2016, os membros da Coordenação Sinodal da LELUT do Sínodo Norte Catarinense e legionários dos Núcleos, com presença de 35 participantes, nas dependências da Comunidade Massaranduba I - Paróquia Massaranduba - em Massaranduba/SC, onde fomos recepcionados pelos legionários do Núcleo Massaranduba.

Pa. Elke saudou os presentes e meditou baseado em Jeremias 15.16 “Tu falaste comigo, e eu prestei atenção em cada palavra. Ó Senhor, Deus Todo-Poderoso, eu sou teu, e por isso as tuas palavras encheram o meu coração de alegria e de felicidade”.

O Diac. Jaime José Ruthmann, do Núcleo Apóstolo João, da Paróquia Apóstolo João, de Jaraguá do Sul, proferiu palestra “Diaconia Transformadora”, em que desenvolveu uma série de dinâmicas e trouxe o entendimento da Diaconia à luz do dia-a-dia nas Comunidades e Grupos de Trabalho. Citando Dietrich Bonhoeffer, lembrou que ”Gratidão não brota do desejo próprio do coração humano, mas apenas da palavra de Deus. Por isso a gratidão precisa ser aprendida e treinada. A gratidão busca antes o doador do que doação com que essa é recebida. A gratidão é humilde o suficiente para se deixar presentear. O orgulhoso só toma o que lhe é de direito. Ele se nega a aceitar um presente.” E que “Ser cristão não significa ser religioso de uma determinada maneira, tornar-se alguém com base em alguma metodologia, mas significa ser pessoa. As coisas cristãs não são coisas que transcendem o que é humano, mas querem estar em meio ao que é humano. O alvo das coisas cristãs não está nelas mesmas, mas consiste no fato de que a pessoa pode e deve viver diante de deus como pessoa.”. Ao final, deixou como desafio, que cada Núcleo reflita em seu grupo e apresente no próximo seminário, em novembro, “O que nós podemos com humildade servir? - Que tipo de ação podemos fazer?”.

Ao final da manhã, degustamos uma suculenta costelada, preparada pela Comunidade Massaranduba I.
 

COMUNICAÇÃO
+
Deus, ao atender uma oração, atende-a de modo maravilhoso e rico, assim que o coração humano é por demais apertado para poder compreendê-lo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br