Seminário para Presidentes e Tesoureiros Paroquiais no Norte Catarinense
18/07/2011
1 | 1
No Planalto Norte Catarinense, na cidade de São Bento do Sul, reuniram-se Presidentes e Tesoureiros das Paróquias do Sínodo Norte Catarinense para o Seminário anual voltado a Presidentes e Tesoureiros Paroquiais. Foi anfitriã, a Paróquia Centro e aconteceu no dia 16 de julho de 2011.
O Presidente do Conselho Sinodal, Sr. Elemer Kroeger saudou os presentes, agradecendo pela disposição de se deslocarem para atenderem ao chamado do Sínodo e o Pastor Sinodal Inácio Lemke refletiu sobre “Vigiar e Planejar”, conforme o texto de Mateus 25.1-13.
Apresentado o vídeo institucional da IECLB, seguiu-se a palestra “O Voluntário”, proferida pelo Sr. Elemer, que iniciando com o perfil do Voluntário, discorreu sobre as motivações que o levam para a ação e o sentido e impacto do setor voluntário na comunidade. As influências culturais e religiosas e a valorização e preconceitos que norteiam a adesão ao voluntariado também foram desenvolvidas. A situação do voluntariado no Brasil foi outro assunto apresentado, bem como a necessidade de um programa de capacitação e as estratégias específicas de estímulo ao trabalho voluntário.
Demonstrou os vários grupos de público de voluntários e beneficiários. Os tipos de ação desencadeados no trabalho foram enumerados nos vários grupos sociais: jovens, terceira idade, profissionais liberais e voluntariado empresarial.
Por fim deixou uma recomendação: “Mas com tudo isso, é necessário que se tenha consciência, que o TRABALHO VOLUNTÁRIO, mesmo com iniciativa individual, que sempre será e deverá ser dado mérito ao GRUPO/ENTIDADE que realiza a tarefa.”
O Coordenador do Conselho Fiscal, Sr. Felipe Bublitz trouxe algumas informações referente ao trabalho do Conselho Fiscal e recomendações para facilitar o trabalho contábil das Paróquias.
O Tesoureiro do Conselho Sinodal, Sr. Vander Meier, discorreu sobre necessidades de ações e recomendações a serem observadas junto às Paróquias e Comunidades, visando evitar problemas junto às instituições oficiais (legais e fiscais), bem como também facilitar os trabalhos das Tesourarias e dos Contadores.
Finalizando os trabalhos do dia, P. Inácio deixou mensagem de agradecimento e envio a todos, para o bom retorno às suas origens.