Seminário do Conselho da Pastoral do Batismo

03/08/2013

PastoraldoBatismo2 (2)
DSC00212
DSC00213
1 | 1
Ampliar

No sábado, dia 03 de agosto, foi realizado o 6º seminário para os Conselheiros da Pastoral do Batismo do Núcleo Jaraguá do Sul, nas dependências da Paróquia Bom Samaritano, Comunidade Pastor Albert Schneider.
 Neste seminário o tema abordado foi “Os estágios da fé e o desenvolvimento humano”, com o objetivo de conhecer e entender o desenvolvimento humano e os ciclos da fé da criança desde seu nascimento. A assessoria foi realizada pela Psicopedagoga Iliane Roeder Reinehr.
 Abaixo segue um resumo do seminário:

“Como poderei ver o próximo, se estiver ocupado apenas de mim mesmo? Como poderia compreender o medo, a tristeza, a solidão, a esperança ou amor? Estar no mundo significa estar ligado à vida ligado a Fé e ao desenvolvimento de mim mesmo e de Outros seres.”
 ERICH FROMM, adaptado por Iliane Roeder Reinehr

Como falar de estágios da fé, sem falar de Desenvolvimento humano? Como se dá cada etapa desde a concepção até a velhice, alguns autores já falam em quinta idade. No seminário lembramos cada fase deste desenvolvimento e que a construção da fé se dá desde a concepção, na terceira semana de gestação o cérebro está começando a se formar. Que tipo de vida oferecemos a este ser em formação?
 O bebê nasce e inicia a etapa do aprendizado biológico e psicológico, onde cada fase é importante, como aprendemos em cada fase psíquica. Os pais transmitem um senso de fidedignidade e confiabilidade. De acordo com as proibições e permissões dos pais, vai se formando a personalidade da criança. Na primeira infância, é necessário o simbólico. A criança vai adquirindo autonomia. E assim segue até a vida adulta.
Mas o que isso tudo tem a ver com batismo? Entender o porquê de ser batizado, a importância deste na vida do cristão, para assim poder dizer que:
“Na vivência diária do Batismo, podemos experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12.2).
O batismo é um presente. O Batismo marca o inicio da vida cristã, revela a autodoação de Deus. O batismo é único e é reafirmado na educação cristã oferecida pelos pais, padrinhos e comunidade de fé. É como a semente após a germinação ela precisa ser cuidada para que a planta cresça e dê seus frutos. Assim, também com a vida de fé de cada um dos novos membros que são batizados e que precisam ser cuidados.
Psicopedagoga Mestranda Iliane Roeder Reinehr. (Mestranda pelas Faculdades EST)

Concluímos o seminário com a dinâmica do “Presente”, só havia um presente, mas todas as pessoas que participaram foram presenteadas de uma forma muito especial. Então fomos enviados e envidas com a benção de Deus para continuarmos em nossa tarefa de auxiliar nossas comunidades na valorização do Batismo de nossas crianças e de cada um de nós, cristãos.
 


Autor(a): Mariane Noely Bail da Cruz
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
ID: 24152
COMUNICAÇÃO
+
Cantarei de alegria quando tocar hinos a ti, cantarei com todas as minhas forças porque tu me salvaste.
Salmo 71.23
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br