O Seminário de Professores/as do Colégio Sinodal, unidades de São Leopoldo e Portão, aconteceu nos dias 10 a 13 de fevereiro. O Objetivo do seminário anual tem como objetivo refletir sobre os rumos da escola e da própria educação brasileira, bem como planejar o ano letivo que está se iniciando. O clima de alegria pelo reencontro foi marcante.
O planejamento e as reflexões aconteceram e perpassaram todos os dias do seminário. A professora Roselane Costella refletiu com os/as professores/as o Plano de Estudos, a fim de realizar a adaptação do currículo à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O psicólogo Vilnei Varzin palestrou sobre o tema da “Resiliência”
Houve quatro momentos de meditações. A temática foi desenvolvida a partir do Tema e Lema da IECLB para 2016: Pela Graça de Deus, Livre para Cuidar - Buscai o Bem e não o Mal. Am 5.14a. No primeiro dia foi tematizado o Tema/Lema. Nos outros três dias foram colocados os sub-temas: A Salvação, as Pessoas e a Natureza não estão à venda, cada dia destacando um dos itens.
Na chegada, fez-se uma arte de releitura do cartaz. No chão foi confeccionou uma grande árvore, cuja copa é o planeta. Cada professor/a recortou, em papel colorido, a sua mão - lembrando a ação e o comprometimento com a vida no planeta e com o desafio ético como educadores/as.
No segundo dia o tema foi: As Pessoas não estão à Venda. Durante a meditação cada professor/a, pendurou em uma árvore (galho seco de árvore) um boneco recortado em papel, representando o compromisso com a vida humana, o cuidado com cada pessoa e a postura ética e política na defesa da vida.
O terceiro dia tematizou: A Natureza não está à Venda. Seguindo o ritual, cada professor/a pendurou na mesma árvore uma folha verde representando o cuidado com a natureza, o cuidado ecológico e o compromisso em educar para uma sociedade mais cuidadosa em relação ao meio ambiente.
No quarto dia o tema foi: A Salvação não está à Venda. A salvação nos é concedida pela graça de Deus que agiu em Jesus Cristo. Ele foi às últimas consequências e morreu na cruz para nos salvar. Cada professor/a pendurou na árvore uma cruz, lembrando a graça de Deus que se manifestou na cruz de Cristo e que se posiciona contrária a qualquer forma de comercialização dos meios da graça.
Cada professor/a recebeu o material “Guia de Lançamento do Tema do Ano 2016”. Esse material está servindo de base para trabalhar o tema com todas as turmas de alunos/as do Colégio. Esta inicia faz parte do calendário de eventos relativos aos 500 anos da Reforma Luterana, que será celebrado em 2017.