As oficinas do Seminário de Música constituem um conjunto de experiências coletivas, onde musicistas aperfeiçoam seus dons, mas acima de tudo, colocam seus talentos a serviço da missão de Deus. Entre os dias 29 de maio e 02 de junho, em Rodeio 12, cerca de 70 pessoas, entre aprendizes e professores, escrevem mais um capítulo na história musical da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.
“O Seminário propõe uma reflexão acerca da música religiosa, tradicional e folclórica no contexto da imigração e do luteranismo no Brasil. Fundamentados nessa reflexão, estão acontecendo vivências e práticas musicais conjuntas, compreendendo também a função que a música ocupa nas comunidades como meio de proclamação do evangelho”, explica o grupo coordenador do evento.
A Regência, com Roberto Rossbach e Mônica Kropp Constante, tem como objetivo a prática de regência coral e instrumental. As pessoas participantes desta oficina serão selecionadas para atuarem à frente do coro e/ou orquestra. No Arranjo, Eusébio Kohler e Sandra Mohr ensinam sobre a confecção de arranjos vocais e instrumentais. Em Estruturação Musical, Bruna Hedler e Caroline G. Souza trabalham a escrita, leitura, solfejo e compreensão da partitura coral. A Prática de Música dos Imigrantes Luteranos, com Werner Ewald, Henriette Hillbrecht e Débora Pschichholz Henz, propõe uma vivência da diversidade das melodias trazidas pelos imigrantes. O Conjunto Vocal-instrumental Infantojuvenil, orientado pelos musicistas Marcelo Dias, Raquel Lagasse Gums, Juliana Zachow e Cladis Erzinger Steuernagel, oferece práticas de educação musical para idade de 5 a 12 anos com canções inéditas, dinâmicas de expressão e comunicação e arranjos instrumentais.
Outro grupo de oficinas está focado no aperfeiçoamento vocal e instrumental. Em Teclados, Sandra Mohr trabalha a prática de conjunto para instrumentistas de piano, órgão, teclado e acordeon. Didática e Prática Vocal, aplicada ao canto em conjunto, é a área do professor Marcos Klabunde. O grupo das Cordas Friccionadas, sob a orientação das professoras Débora Pschichholz Henz, Caroline Gruetzmacher Souza e Bruna Hedler, trabalha com violino, viola, violoncelo e contrabaixo. No caso das Cordas Dedilhadas, Lemuel Barbosa reúne violão, guitarra e baixo elétrico. A professora Monica Kropp Constante e o professor Mariano Daniel Becker Junior orientam a área das Bandas de Sopro e Percussão, abrangendo instrumentos de metal, como trompete, trombone, trompa, bombardino, tuba; sopros de madeira, como sax, flauta transversal, clarinete, fagote; e percussão. Com as Flautas Doces, Henriette Hillbrecht e Vanessa Kaiser repassam prática e didática de repertório para conjunto de flautas doces.
Um terceiro grupo de oficinas foi oferecido nos dias 30 e 31 de maio. Os musicistas Lemuel Barbosa e Eusébio Kohler trabalharam a Prática de Grupos Instrumentais e Bandas de Louvor, como foco na formação de grupos com instrumentos e vozes para ampliar repertório com elementos característicos contemporâneos. O papel do músico quanto a salvaguarda e organização de acervos musicais nas instituições que possuem agrupamentos musicais; vivência de técnicas de organização de documentos musicais e análise de materiais bibliográficos utilizados para a prática musical luterana foi o conteúdo da oficina de Acervos Musicais, de Roberto Rossbach e Werner Ewald. Em Percussão, Monica Kropp Constante e Mariano Daniel Becker Junior, articularam a prática de conjunto para instrumentistas de percussão.
Todo este aprendizado será apresentado em dois momentos públicos. De forma mais livre e envolvente, uma Noite Cultural, no sábado, dia 01, apresentará o trabalho realizado ao longo dos quatro dias. No domingo, às 10h, um culto especial encerra o programa, com apresentações litúrgicas e com muita música comunitária.