A 32ª edição do Seminário de Música dos sínodos Vale do Itajaí e Norte Catarinense iniciou com uma celebração de abertura, na noite do dia 29 de maio, na Capela 12 Apóstolos, a partir do Salmo 150, quando o salmista, em sua sabedoria divina, convida as pessoas a louvarem a Deus com toda a diversidade dos instrumentos musicais.
Segundo o pastor Felipe Pinto Pereira, diretor do Centro de Formação e Eventos Rodeio 12, esta convocação não é apenas um convite à adoração, mas uma instrução sobre a amplitude e a profundidade com a qual pode se expressar o amor a Deus, por meio da música. O encontro iniciou no dia 29 de maio e segue até o dia 02 de junho, com um culto às 10h, onde todos os musicistas colocam seus dons diante de Deus.
“A música, em suas várias formas e expressões, é um reflexo da criatividade divina. Deus nos deu a capacidade de criar melodias, harmonias e ritmos. Quando tocamos um instrumento, cantamos um hino ou simplesmente ouvimos uma canção estamos, de certa forma, ecoando o amor de Deus. Participar deste 32º seminário, não é apenas adquirir conhecimento de qualidade, mas participar de algo muito maior do que nós mesmos. Algo que Deus tem oferecido a nós ao longo de toda a história”, finalizou Pereira.
Na manhã do dia 30 de maio, o vice-pastor sinodal do Sínodo Norte Catarinense, Cristiano Ritzmann, também na Capela, continuou refletindo sobre a importância de se colocar à disposição do fazer musical. Entre outras coisas, ele citou o poder terapêutico da música, quando lembrou da história de Davi tocando sua harpa para acalmar o coração do Rei Saul. “Os musicistas têm este dom de levar consolo, alegria e paz, por meio das vozes e dos instrumentos”.
Um conjunto de oficinas, sob a coordenação de professores de Música renomados, acontece nos próximos dias. No sábado, dia 01 de junho, às 20h, está prevista uma Noite Cultural com apresentações de diversas formas musicais.