O Sínodo Nordeste Gaúcho proporcionou mais um seminário para seus ministros e ministras, nos dias 12 e 13 de maio, no CECREI em São Leopoldo. O tema desse seminário foi Planejamento Missionário, conduzido pelo P. Ms Leonidio Gaede, que trabalhou o tema a partir do PAMI (Plano de Ação Missionária da Igreja) que orienta as comunidades para que façam seus planejamentos estratégicos para traçar e alcançar objetivos mais consistentes em seu trabalho missionário.
Os ministros e as ministras aproveitaram o seminário para aprimorar seus conhecimentos sobre planejamento. Na avaliação final viram a necessidade de ter o apoio, incentivo e orientação do Conselho Sinodal para implantar o Planejamento Missionário nas comunidades do Sínodo. Por não ser um trabalho tão fácil é muito importante que presbíteros/as das comunidades apóiem seus ministros/as para que o planejamento aconteça. Na avaliação final alguns disseram: “O planejamento missionário não vai resolver todos os nossos problemas, mas vai ajudar muito. Se não experimentarmos não podemos saber se vai dar certo ou não.”
Uma das sugestões dadas é a de que o Sínodo dê continuidade ao processo de implantação do Planejamento Missionário oferecendo novos seminários direcionados para lideranças das comunidades. “Capacitando mais pessoas haverá mais apoio e aceitação”, na opinião dos ministros/as.
Ministros e ministras saíram do seminário dispostos a abraçar mais esse desafio, sabendo das resistências que poderão encontrar e esperando apoio da diretoria e do conselho sinodal.
Na noite da terça feira teve um momento de confraternização e partilha entre os colegas.