Na noite do dia 25 de abril, terça-feira, estiveram reunidas na Igreja Gabriel (Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Igrejinha) lideranças das comunidades do Núcleo Taquara. Após saudação inicial, conduzida pelo pastor Sinodal Eduardo Stauder e pela coordenadora do núcleo, pastora Gilvânia Knob de Oliveira, da Paróquia de Parobé, houve uma retrospectiva histórica sobre o bicentenário da presença luterana em solo brasileiro, destacando-se, de forma especial, o desenvolvimento da IECLB na região.
Para começar a explanação, o palestrante, Catequista Me. Daniel Ricardo da Costa, que atua como ministro em Igrejinha, partiu de duas perguntas, a seu ver, fundamentais para a compreensão do assunto: 1. o que levou essas pessoas a deixar a sua pátria e refazer a sua vida no Brasil? 2. por que, em meio à uma enorme gama de possibilidades, o governo brasileiro decidiu buscar na região que pouco mais de meio século depois passaria a ser a atual Alemanha o povo que preencheria as enormes lacunas populacionais à época detectadas?
Num terceiro momento, explanou-se um pouco sobre a formação da Igreja e o nascimento das paróquias e sínodos no Brasil, no estado do Rio Grande do Sul e, em especial, na região onde hoje se localiza o Núcleo Taquara.
Por fim, após um espaço destinado ao esclarecimento de dúvidas e a contribuições, as lideranças presentes foram convidadas a se dirigir a um espaço especialmente preparado pelo presbitério da comunidade, onde ocorreu uma confraternização.
Ao final do encontro, as pessoas presentes foram convidadas a participar da segunda etapa do Seminário, a realizar-se no dia 30 de maio próximo, em Taquara.
Cat. Me. Daniel Ricardo da Costa