Secretários de paróquias participam de atividades de atualização
Nos dias 11 e 12 de maio, no Centro de Eventos Rodeio 12, os secretários-executivos das paróquias do Sínodo Vale do Itajaí se reuniram para mais um encontro de formação e atualização. Na pauta, assuntos relacionados ao atendimento nas secretarias. Também foram abordados temas como contribuição voluntária e estilos de lideranças.
O assessor de Formação do Sínodo Vale do Itajaí, pastor Emílio Voigt, tratou das ferramentas de atendimento. Sob o tema, “Sou os olhos, os ouvidos e as mãos da paróquia. E agora?”, ele mostrou as infinitas possibilidades que um profissional tem para coordenar este trabalho. Segundo Emílio, a secretaria é a porta da comunidade e da paróquia. É por ela que passam os problemas, as dúvidas e as informações. “Por isso, secretárias, temos que ter visão, saber como tratar as pessoas, ouvir o que os outros têm a dizer e compartilhar as experiências”.
Em outro momento, os pastores Adelsir Sturtzbecher e Raul Wagner, além da presidente do Conselho Sinodal, Léa Stange de Oliveira, e a membro da Paróquia São Marcos, Sinita Zeplin, abordaram um dos temas mais importantes do Sínodo, nos últimos anos. A contribuição voluntária foi tratada sob uma nova ótica. Segundo os palestrantes, o trabalho das secretarias é imprescindível para implementar este projeto. “É com o trabalho na secretaria que sentimos, em muitos casos, os anseios da comunidade”, afirma a presidente Léa de Oliveira.
A pastora sinodal trabalhou o perfil das lideranças. Amparada no curso que fez na Alemanha, pôde ampliar o auto-conhecimento que cada um tem em relação ao seu estilo de trabalhar e como focar as situações do dia-a-dia. A técnica consistiu em dividir o grande grupo em quatro outras equipes, de acordo com as afinidades nas áreas: analítico, batalhador, amistoso e criativo.
“A partir do momento que as pessoas se conhecem melhor, elas podem explorar suas facilidades e suprir as dificuldades, juntando-se a pessoas que tem outras características”, comenta a pastora Mariane.