Tobias Mathies
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Nos dias 21 e 22 de maio, o Sínodo Vale do Itajaí promoveu o terceiro encontro das secretárias de suas paróquias. O seminário aconteceu no Lar Rodeio 12 e juntou 27 profissionais com o objetivo de atualizar dentro das normas profissionais que exige a profissão, além de promover integração, debate e troca de experiências. “Muitas vezes temos problemas parecidos e o debate pode nos ajudar a encontrar caminhos mais fáceis e simples”, conta Rosalina Prochnow.
Na primeira parte da atualização, a professora Eliane Wanser, do Instituto Bem Viver, ministrou palestra sobre técnicas de assessoramento e atendimento. Dentre os assuntos apresentados, a linguagem, a comunicação e o a organização foram amplamente debatidos bem como, etiqueta, ambiente de trabalho, comunicação eletrônica e ética profissional. “Pesquisas indicam que 15% do sucesso profissional são devidos ao treinamento, à capacidade técnica, à inteligência e à habilidade no trabalho. Os outros 85% estão ligados à competência para se relacionar com as outras pessoas e liderá-las com sucesso”, reforça Eliane.
Num segundo momento, Mário Hardt, da empresa idealizadora do SAFIG, software desenvolvido para cadastramento de membros e administração de comunidades, apresentou novidades e explanou sobre o serviço para as secretárias que ainda não conheciam o programa. Na seqüência, foram esclarecidas dúvidas e explicados os recursos para quem já tem o programa instalado.
Na última parte do evento, indo de encontro com o trabalho que está sendo feito em todo o Sínodo, as secretárias levantaram sugestões para serem elaboradas as “Diretrizes Comuns”. O manual tem como objetivo reunir esclarecimentos sobre assuntos que envolvem situações desde o batismo, passando por todos os ofícios e, inclusive, assuntos de ordem administrativa e ecumênica. A presidente da Fundação ISAEC de Comunicação, Hanny T. Hopfer, apresentou o projeto ‘Reavivar o Canto nas Comunidades’, e ainda agradeceu apoio que as secretárias deram na divulgação dos CDs.
No encerramento do encontro, as participantes avaliaram o curso e sugeriram que no próximo ano o seminário aborde conflitos e resolução de problemas, trazendo uma psicóloga para apresentar o tema. “Foi surpreendente a interação e a troca de experiências. Precisamos nos aprofundar cada vez mais para servirmos diariamente à nossa igreja. Outro fator que é muito importante é a amizade, união e o sentimento de equipe que se forma”, completa Mara Andréia Brandes Vieira, secretária sinodal.