No dia 26 de outubro, as secretárias e os auxiliares administrativos das comunidades e paróquias do Sínodo Vale do Itajaí estiveram reunidos no Centro de Eventos Rodeio 12. A ideia foi partilhar algumas experiências do dia a dia nas secretarias, além de receber orientações do Sínodo em relação às questões administrativas.
Inicialmente, o pastor sinodal Breno Carlos Willrich conduziu uma meditação e apresentou a estrutura administrativa da Igreja. Ele ainda enfatizou a importância do trabalho de cada um e cada uma na vida da comunidade. Para Willrich esta função exercida é muito especial, pois estas pessoas são o cartão de visita da comunidade. “É na secretaria que tudo acontece, o local onde as pessoas tiram dúvidas, deixam a sua contribuição, são convidadas a participar das atividades na comunidade, compartilham alegrias ao marcar batismos, casamentos, bodas, ou ainda, tristezas quando falece um ente querido”.
Questões contábeis e legislação também foram apresentadas. A contadora Ivete Laureth e assessora Administrativo-financeira Mara Andréia Brandes Vieira relataram sobre os processos administrativos que devem ser observados no dia a dia. Reforçaram que é necessário prestar a atenção nas mudanças das leis.