Na noite do dia 31 de janeiro, o pastor Romeu Otto Hoepfner encerrou suas atividades regulares no ministério pastoral da IECLB, com um culto especial na igreja da Comunidade Cristo Redentor, em Timbó (SC). Após mais de 40 anos de dedicação à Igreja, ele passa ao quadro de ministros eméritos. Sua esposa, Mirian, sempre esteve ao lado nas atividades pastorais e também foi homenageada por sua dedicação integral à causa de Jesus Cristo.
“Digo que amei e amo a minha Igreja, como Igreja da palavra chamada para comunicar. Quero continuar a caminho, fazer parte da conversa que acontece pelos caminhos da vida, seja aqui nesta cidade, neste sínodo ou onde quer que estejamos. Em minha vida sempre fui acalentado pela graça. Neste dia tenho muito a agradecer”, reforçou Hoepfner quando ainda frisou que “conjuntamente somos incumbidos da divulgação do agir salvífico de Deus, com o objetivo de capacitar o ser humano para a fé, a esperança e o amor”.
Estudou, na então, Escola Superior de Teologia, em São Leopoldo (RS). Foi ordenado em 1978, em Céu Azul (PR). Entre 1976 e 1979, atuou na Paróquia de Matelândia, no Distrito Oeste do Paraná. Nos sete anos seguintes, guiou a Paróquia de Porto União e União da Vitória, no Distrito Sul do Paraná. Entre 1986 e 1992, realizou intercâmbio com a Igreja da Alemanha. Ao retornar, assumiu por onze anos a Paróquia Blumenau-Itoupava Seca. Em 2004, atuou na Paróquia de Rio dos Cedros e, em 2010, assumiu a Paróquia de Timbó.
Entre os inúmeros cargos e funções que exerceu na Igreja, destacam-se: pastor sinodal em exercício e vice-pastor sinodal do Sínodo Vale do Itajaí, pastor distrital do Distrito Blumenau, coordenador do Ecumenismo no Sínodo Vale do Itajaí, membro da Comissão Nacional de Diálogo Bilateral Católico-Luterano e consultor de Missão (Missionsbeauftragter) no decanato Leste da Paróquia Evangélica de Nuernberg (Alemanha).