Neste mês de junho, a partir do dia 15, acontecerá a Cúpula dos Povos no Aterro do Flamengo, cidade do Rio de Janeiro, paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, denominada Rio + 20.
As comunidades do Sínodo Sudeste não poderão ficar indiferentes à Rio + 20. Ela acontece em sua casa. Portanto, invade a sua pauta e torna-se agenda. Pela graça de Deus, incluídos em sua missão, é chamada para acolher o compromisso com o cuidado e sustentabilidade da Criação, com a justiça sócio-ambiental, com os valores que preservam unidade e dignidade à obra maravilhosa de Deus, a casa natural de todos e todas.
Oramos a Deus para que abençoe os esforços, mobilizações e encaminhamentos da Cúpula dos Povos em favor do despertamento dos seres humanos para o cuidado sustentável do planeta, sua casa. Rogamos ao Deus, misericordioso para incluir em sua missão a voz profética da Cúpula dos Povos, que denunciará os dirigentes das nações por omitirem ou protelarem, vergonhosamente, decisões que interrompem modelos econômicos, meios de produção, exploração de matéria prima e estruturas sociais injustas que ameaçam a sustentabilidade e a vida no mundo. Oramos a Deus para que a Conferência das Nações unidas sobre o desenvolvimento sustentável alcance os objetivos propostos, e anunciem para o mundo decisões vigorosas e propositivas, que garantam a reconstrução das sociedades a partir de modelos de desenvolvimento sustentável.
A XVI Assembleia Sinodal está convidada a dizer sim para a agenda e metas de lideranças dos povos, forças sociais, culturais e religiosas, que em diálogo com a sociedade anunciará a urgência da justiça e da paz na construção sustentável de caminhos que levam ao Futuro. Apoia o envolvimento das ministras e ministros com Ordenação, as comunidades e suas lideranças na Cúpula dos Povos da Rio + 20. Agradece a Paróquia Martin Luther e a sua pastora por hospedarem e coordenarem uma importante agenda que proporcionará a interação da presença da IECLB no Rio de Janeiro com o evento, celebrando e acolhendo a Presidência da IECLB e outras lideranças eclesiásticas da America Latina e outros países.
Dia 17/06 - Celebração na Igreja Martin Luther- RJ com a pregação do Secretário do CLAI continental, P. Nilton Giese.
Celebração e vigília, das 18h até meia noite por justiça social e ambiental contra a mercantilizacão da vida no Aterro do Flamengo - Pastor Sinodal Guilherme Lieven representará o Presidente da IECLB;
Dia 19/06 - Culto com os jovens da IECLB e jovens das Igrejas ecumênicas (REJU), pregação do Pastora Cristine Drini;
Dia 20/06
Recepção da Presidência da IECLB de autoridades internacionais de Igrejas luteranas e de serviço de desenvolvimento nas dependências da Igreja Martin Luther.