Com os versículos bíblicos de Salmos 12.5, que diz Por causa da opressão dos pobres e do gemido dos necessitados, eu me levantarei agora, diz o Senhor; e porei a salvo a quem por isso suspira (Senhas Diárias), e Lucas 14.25-32 (O serviço de Cristo exige abnegação) a Diác. Ingrit Vogt, Secretária Geral da IECLB, conduziu a meditação de abertura da Reunião dos Tesoureiros Sinodais com a Secretaria Geral da IECLB, que aconteceu dia 24 de setembro, na Sede Nacional da IECLB, em Porto Alegre/RS.
Após a meditação, houve a apresentação dos representantes de cada Sínodo, dos membros da Equipe da Secretaria Geral e da Assessoria Contábil. Todos os Sínodos estavam presentes, representados por seu Tesoureiro, Tesoureira ou Vice-Tesoureiro, no caso dos Sínodos em a data coincidiu com a reunião do Conselho Sinodal.
Em seguida a Diác. Ingrit Vogt informou aos presentes alguns dos passos e encaminhamentos da Secretaria Geral e Presidência da IECLB. Demandas a partir do planejamento conjunto com o Conselho da Igreja e Pastores Sinodais, tais como Plano de Ofertas 2012 (Resolução 095), Capacitação de Estatísticas, que são subsídios para o PAMI – Planejamento Estratégico Participativo, Gestão dos Patrimônios, Campanha Vai e Vem, Reserva Ministerial e divulgação das informações financeiras e estatísticas da Associação de Mútuo Auxílio – AMA.
A apresentação da AMA, contou com a presença de seu Gerente Administrativo, Adm. Carlos Roberto Mees, que também é o Tesoureiro do Sínodo Rio dos Sinos. Foram apresentados os dados da última Assembleia da AMA, realizada em 12 de setembro.
Na sequência, o Secretário Executivo do Departamento Financeiro, Bel. Fábio Machado Silva apresentou os Relatórios Financeiros do exercício 2010, tais como: Ata da Aprovação de Contas 2010, Parecer da Auditoria Externa, Comparativo das Contribuições 2009 e 2010, Comparativo das Contribuições realizadas em 2010 e projetadas para 2011, Demonstrativo das contribuições repassadas pelos Sínodos até Agosto/2011, Projeção Provisória do índice de Inflação para 2012.
Um dos objetivos desta reunião anual é a coleta das informações para compor a projeção de arrecadação para o exercício seguinte. Cada representante compartilhou informações sobre a realidade do Sínodo, suas práticas, iniciativas e desafios na gestão financeira, e também a sua projeção de arrecadação para 2012, que teve um acréscimo de 8,73% em relação à projeção para 2011. Esta informação é muito importante, já que é a base para a construção do Orçamento Central da IECLB.
Avaliando a jornada como muito positiva, os participantes decidiram que é estratégico contar com a presença de presidentes dos Conselhos Sinodais em parte da reunião. Em 14 e 15 de setembro de 2012 será feita uma experiência piloto desta modalidade de reunião. Ao final da reunião a Secretária Geral agradeceu a cada representante pela dedicação à tarefa e pelo zelo em cuidar bem do bem da IECLB.