O cântico Em tuas mãos, que diz Em tuas mãos, ó Senhor, sempre estamos, abriu o último dia do encontro da Presidência da Igreja com os Pastores Sinodais, que ocorreu de 15 a 18 de março, no Centro de Espiritualidade Cristo Rei, em São Leopoldo/RS.
O exercício para eleger prioridades, iniciado no primeiro dia do encontro, culminou em uma cuidadosa sistematização apresentada em power point para a avaliação e a discussão dos Pastores Sinodais, da Presidência e da Secretaria Geral. Foi deliberada a realização de encontros regionais entre grupos menores de Pastores Sinodais para decidir encaminhamentos em relação às demandas de maneira a apresentá-las ao grande grupo no próximo encontro da Presidência com os Pastores Sinodais, previsto para setembro. Também foram definidos os dias 2 e 3 de maio para a um encontro da Presidência e da Secretaria Geral com os Pastores Sinodais com o objetivo de tratar sobre questões concretas a respeito do acompanhamento ministerial.
A última temática do encontro foi o debate e a coleta de sugestões em relação ao Tema do Ano 2012, coordenado pela Secretaria de Formação a partir do embasamento teológico fornecido pela Presidência da Igreja. Para o próximo ano, o foco será a juventude.
O Pastor Presidente da IECLB, P. Dr. Nestor Friedrich, encerrou a reunião dando a palavra aos Pastores Sinodais, que elogiaram a presença integral da Secretaria Geral e da Presidência da Igreja em todos os momentos, o estabelecimento de pontos que enriqueceram cada um nas suas funções e habilidades, a proximidade construída entre a Presidência e os Pastores Sinodais, a valorização do Pastor Sinodal como um Ministro e não apenas uma fonte de consulta e instância de encaminhamento. Ao final, o comentário “Juntos na dor, na luta e nas alegrias”.
O Pastor Presidente, na despedida, afirmou “Saio contente deste encontro. O foco é a Gestão do Cuidado, mas as ações serão construídas e executadas conjuntamente, conforme a diversidade dos contextos. Todos nós precisamos aprender e devemos - e podemos - nos ajudar mutuamente”.
Neste local muito bonito, cercado pela natureza, que favoreceu a proximidade entre os participantes, após belos dias de sol, foi encerrado o encontro com uma meditação conduzida pelo P. Carlos Möller, Pastor 1º Vice-Presidente da IECLB e Pastor Sinodal do Sínodo Brasil Central.
Veja também:
Dia 15/3 - Por onde passam hoje os caminhos para ser IECLB?
Dia 16/3 - Sistematização de propostas
Dia 17/3 - Campanha Nacional de Ofertas para a Missão – Vai e Vem 2011