Encerrou nesta sexta-feira, 17 de março, a reunião do ano de Pastoras Sinodais e Pastores Sinodais com a Presidência da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Este foi o primeiro momento de reunião ordinária do novo grupo de Pastoras e Pastores Sinodais, eleitas e eleitos para a gestão 2023-2026. Ao todo, o grupo se reúne presencialmente duas vezes ao ano. Em 2023, excepcionalmente, outro encontro ocorreu em fevereiro, para preparação e formação no início da caminhada de pastorado sinodal [clique aqui para saber mais].
As atividades aconteceram no Centro de Espiritualidade Cristo Rei (CECREI), em São Leopoldo/RS, e iniciaram ainda na manhã de terça-feira, dia 14, com Culto de Abertura celebrado pela Presidência da Igreja. Palestras e capacitações sobre o Tema do Ano, trabalho com lideranças e desenvolvimento de pessoas, Programa Koinós e um painel conduzido pelos próprios Pastores e Pastoras Sinodais integraram a programação dos quatro dias de encontro.
Também as Estatísticas da IECLB para 2023 – Ano base 2022, o jubileu dos 200 anos de Presença Luterana no Brasil, a Campanha de Missão Vai e Vem 2023 e o panorama das relações ecumênicas mantidas pela IECLB estiveram em pauta. Além disso, Secretários e Secretárias da Secretaria Geral estiveram presentes na reunião e conduziram reflexões e discussões referentes às suas áreas e programas de atuação. Em outro momento, a Coordenação de Comunicação, ligada à Presidência da Igreja, apresentou suas atividades, priorizando o diálogo com os Sínodos sobre Cultos Nacionais Online e Meditações Diárias.
Outro tópico de destaque no encontro foi a apresentação de Política de Justiça de Gênero da IECLB e sua proposta de implementação, momento conduzido pela Pastora Carmen Michel, Coordenadora de Gênero, Gerações e Etnias da Igreja. O jovem Natan Schumann, Coordenador do Conselho Nacional da Juventude Evangélica (CONAJE) também esteve presente, a fim de motivar os Sínodos para a participação no Congresso Nacional da JE (CONGRENAJE). Representantes da Obra Gustavo Adolfo (OGA) e da Editora Sinodal também puderam compartilhar breves relatos sobre suas respectivas atividades.
GRUPOS DE TRABALHO – A reunião encerrou ao final da manhã desta sexta-feira com encaminhamentos para o trabalho em câmaras, nas quais Pastoras e Pastores Sinodais discutirão o planejamento e desenvolvimento de ações que correspondem às prioridades da gestão para os próximos dois anos. As prioridades, que estão em consonância com as Metas Missionárias 2019-2024 e decisões do XXXIII Concílio da Igreja, estarão comprometidas com ações de Missão, Formação, Justiça econômica, racial, socioambiental e de gênero e Governança, gestão e comunicação.
O próximo encontro presencial da Presidência com Pastoras e Pastores Sinodais acontece no mês de setembro.