O que é sexualidade? Como a criança desenvolve sua sexualidade? Quais os desafios que como Igreja enfrentamos nos dias de hoje? Como ensinar a criança sobre sua sexualidade? O que a Palavra de Deus tem a nos dizer sobre isto? O que a natureza fala sobre isso?
Estas foram algumas perguntas que nortearam o 1º Retiro Setorial de Orientadoras e Orientadores de Culto Infantil do Setor 1 do Sínodo Vale do Itajaí. Reunidos durante os dias 24 e 25 de março, orientadoras e orientadores de culto infantil estiveram “Conversando sobre a Sexualidade da Criança”, como tema do retiro. Tendo como palestrante o psicólogo e terapeuta familiar Carlos Albuquerque Filho, todos foram convidados a olhar para a criança como sujeito ameaçado pela mídia que enfatiza cada vez mais o consumismo desenfreado, gerando problemas que podem perdurar para o restante da vida. Temas como pornografia, homossexualismo, prostituição, pedofilia, entre outros temas relacionados, foram tratados a luz da psicologia e da biologia, levando os presentes a repensarem e agirem diante dos desafios que o mundo ao nosso redor impõe. No domingo pela manhã, após a visita de ilustres palhaços, houve oficinas de pintura facial, contação de histórias e esculturas de balão.
Ao término do encontro a satisfação era geral e a unanimidade de que este foi um tempo precioso para a “recarga das baterias”, onde orientadoras e orientadores puderam voltar às suas comunidades felizes, animados e desafiados para o trabalho de pregação do reto Evangelho às pequenas crianças.
Como discípulas e discípulos de Jesus Cristo, somos chamados, vocacionados e enviados a deixar que os pequeninos venham a Ele, na certeza de que somos portadores desta mensagem de salvação dirigida à humanidade, também às crianças.