No último fim de semana, 12 e 13 de setembro, aconteceu o Retiro Intersinodal de Pais, Filhas e Filhos com Deficiência no Centro de Eventos Rodeio 12. Um retiro que acontece entre os sínodos Norte Catarinense e Vale do Itajaí.
No sábado tivemos a assessoria da psicopedagoga Iliane Roeder que trabalhou o tema O que é perfeito? junto aos pais. Ao contrário do que ouvimos, ela apontou que as pessoas são perfeitas como são. Uma flor não deixa de ser flor se faltar uma pétala ou se estiver encurvada. Nesse sentido, uma filha ou um filho com ou sem deficiência jamais deixará de ser filha ou filho. Enquanto Iliane estava com os pais, a Musicoterapeuta Luciana Steffen trabalhava com as crianças e adultos com deficiência em outro espaço com ajuda da equipe de apoio. No domingo, Luciana também deu dicas aos pais de como aproveitar a música no desenvolvimento cognitivo, emocional e motor de seus filhos e filhas.
Encerramos o retiro com uma celebração eucarística conduzida pelas Diáconas Valmi Becker e Angela Lenke e pelo Pastor Friedrich Gierus. Na mensagem da celebração foi trazida a história da Árvore dentro da Semente. Assim como uma planta nasce e cresce a partir de uma pequena semente e todas as árvores são diferentes, existem potencialidades únicas e diferentes dentro de cada pessoa. Basta ser a pessoa para qual Deus a criou para ser.
Agradecemos imensamente a equipe de voluntárias e voluntários que se doaram de coração para este retiro e pela causa da pessoa com deficiência e as palestrantes por dividirem seus conhecimentos e animarem a caminhada das famílias e pessoas com deficiência.
O próximo retiro será nos dias 17 e 18 de setembro de 2016 no Centro de Eventos Rodeio 12. Participe!!