Retiro de Jovens em Campo Novo do Parecis/MT acontece sob o tema Justiça de Gênero
25/08/2013
1 | 1
No entardecer da sexta-feira a turma veio chegando: mochila nas costas, sacola nas mãos, colchão, barraca, recomendações, muita expectativa e algum receio! Acampamos no Centro Comunitário Luterano e utilizamos o pátio arborizado e a igreja como espaços de lazer, convivência e reflexão! Formamos um grupo de 21 jovens, entre 13 e 18 anos, e algumas pessoas adultas.
Sob a condução da Coordenação do Grupo de Jovens cada qual passeou pela Trilha da Confiança, guiado e guiada por outro jovem ou por outra jovem, superando obstáculos, num clima de amizade, colaboração e confiança. A partir daí surgiram combinados importantes para os dias de convivência! A participação de mães e pais no preparo das refeições foi de vital importância para o bom andamento do Retiro!
Praticamos esportes no Instituto Luterano de Educação do Parecis – ILEP -, assistimos filmes e trabalhamos em equipe durante a Gincana e a Caça ao Tesouro, no sábado a noite, saboreando, sempre, um gostoso tereré.
Em três momentos durante o Retiro nos debruçamos sobre o tema. Na sexta-feira à noite refletimos sobre a construção da linguagem respondendo a interesses da sociedade na qual estamos inseridos e inseridas. Analisamos seis das dez canções de maior sucesso no momento (segundo o Google) perguntando pela imagem de MULHER, pela imagem de HOMEM e pelas RELAÇÕES DE PODER. Ampliamos nosso horizonte conversando sobre as linguagens escrita, oral, visual e corporal. Percebemos que a linguagem na sua forma oral e escrita utiliza o gênero masculino como universal invisibilizando a presença, a participação e a história de mulheres, revelando-se como linguagem sexista.
No sábado pela manhã conversamos sobre a construção das identidades feminina e masculina a partir de interesses raciais, culturais, religiosos, políticos e econômicos presentes em cada sociedade. Percebemos que meninas e meninos vão sendo educadas e educados, cotidianamente, para ser mulher e homem em idade adulta através de mecanismos sutis de diferenciação como brincadeiras, histórias infantis que reproduzem relações desiguais de poder, linguagem discriminatória e comportamentos diferenciados. A partir dos textos de Gênesis 1.27, Marcos 12.31s e Gálatas 3.28 pudemos afirmar que, em Jesus Cristo, primamos por relações de gênero justas e por uma linguagem inclusiva!
No culto, domingo pela manhã, compartilhamos nossa reflexão sobre Justiça de Gênero através de encenações, da pregação, de músicas e orações, tudo preparado e conduzido em conjunto pelo Grupo de Jovens, orientadora do Ensino Confirmatório, PPHMista e Ministra! Também novos membros foram admitidos por Profissão de Fé à IECLB.! Sejam bem-vindas! Sejam bem-vindos!
No horizonte do Grupo de Jovens de Campo Novo do Parecis está o CONGRENAJE, em Espigão do Oeste/Rondônia, em julho de 2014!
Crédito das fotos: Rose Schenkel, Rodrigo Tesche e Scheila dos Santos Dreher