Em seu relatório para a V Assembléia do Sínodo Mato Grosso, o até então pastor sinodal Teobaldo Witter fez considerações sobre fé e sobre movimento interno de igrejas e religiões no mundo e também compartilhou dados estatísticos divulgados pelo IBGE sobre movimentos de igrejas, no Brasil e no Mato Grosso. Trouxe dados e análises feitas por especialistas para dentro da realidade sinodal, tanto em termos de edificação de comunidades como na promoção da paz e justiça.
Conforme os dados do censo de 2000 do IBGE, apontou Witter na Assembléia Sinodal de 31 de maio a 2 de junho, os evangélicos somam 26,1 milhões de fiéis no Brasil, experimentando, em dez anos, um crescimento de 70,7%. Em 1991, representavam 9,05% da população brasileira, passando, em 2000, para 15,45%. Conforme vários analistas, o uso dos meios de comunicação de massa e o testemunho missionário dos leigos são os principais instrumentos dos evangélicos para essa expansão do número de fiéis.
As igrejas que mais membros têm são Assembléia de Deus (que tem meta de crescimento de 7% ao ano), Batista, Congregação Cristã no Brasil e Universal. A Assembléia de Deus tem 8,l milhões de fiéis (31% dos evangélicos), sendo a maioria mulher, jovem e de baixa renda.
Fonte: Notícias IECLB