Integrantes:
P. Leandro Daniel Ristow – Maravilha - Pela Coordenação da Convivência.
Cat. Nilo B. Kolling – Palmitos Wilfrid Becker - Palmitos
Dori Schumann – Cunha Porã
Marlize Pospichil – Cunha Porã
Mariane Tauchert – Cunha Porã
Cleria de Oliveira – Chapecó
Adelar de Oliveira – Chapecó
Liane Colliselli – Chapecó
Beatriz P. Mora – Chapecó
O relatório que segue é um trabalho conjunto dos integrantes da 6ª Delegação de Brasileiros da Convivência. Cada bloco temático foi assumido por um grupo diferente. As impressões pessoais foram recebidas e assim confeccionamos o presente relatório.
1 - Impressões gerais
2 - Formação e sistema escolar
2.1 - Formação para adultos
3 - Inserção da Igreja Evangélica Alemã no contexto social e diaconia
4 - Viagens
4.1 - Hannover
4.2 - Wittenberg, Erfurt e Eisenach
4.3 - Berlim
5 - Fontes alternativas de energia renovável
6 - Celebrações
7 - Desafios
8 - Perspectivas.
1 - Impressões gerais.
A viagem conjunta até o aeroporto de Florianópolis em ônibus fretado foi muito importante para criar uma atmosfera de grupo, bem como conhecermos melhor cada integrante do grupo. Todo o trajeto de ida, em todas as escalas, foi tranquilo sem maiores contratempos. Enquanto estivemos na Alemanha fomos acompanhados pelo Pastor Michael Hagen e pelo casal de Pastores Carlos e Claudete Ulrich, bem como por diversas pessoas envolvidas com a Convivência. Eles de fato se mostraram incansáveis e muito pacientes com o nosso jeito. Toda esta dedicação foi muito especial, pela qual somos imensamente agradecidos. Ficamos impressionados com o número de pessoas que se envolveram com a delegação. Entendemos esta atitude como um gesto de amor e de dedicação pela causa da Convivência. Ao contemplarmos os 25 anos de parceria, percebemos que o envolvimento com este projeto se solidificou, intensificou e foi ampliado. Isso pode ser percebido pela alegria do reencontro de pessoas já envolvidas há mais tempo na Convivência, tanto do Brasil quanto da Alemanha.
2 - Formação e sistema escolar
Observou-se durante as visitas nos espaços de formação convencional (pré escola, escola fundamental e escola profissionalizante) que o envolvimento e a responsabilização da igreja está presente nessas instituições. Na Pré-escola da área de abrangência da comunidade de St. Johannes em Wunstorf, o obreiro pastor relatou como desenvolve as atividades relacionadas ao ensino cristão com as crianças. Considera suas ações significativas nessa etapa da formação, na perspectiva de (re)conhecerem a importância da fé cristã no presente momento e ao longo da vida. De semelhante forma, também foram os relatos na Evangelische Integrierte Gesamtschule (IGS) -Escola Integrada em Wunstorf, que atualmente se encontra em período de transição da gestão do Estado para Igreja. Partem do princípio que a reinserção do ensino religioso nessa escola constitui-se como uma condição, e não como uma opção dos pais ou alunos. Nesse sentido dispõe de uma pastora (20 horas semanais) em seu quadro de professores, a qual desenvolve o ensino religioso com os alunos. Considerando a necessidade de um espaço próprio para essa atividade aliada à falta de espaço físico no prédio da escola, a equipe optou pela aquisição de um trailer, com possibilidades de locomoção, especifico para esse componente. Segundo relatos da pastora responsável, o ambiente foi organizado e customizado a partir do envolvimento dos alunos. Dessa forma eles constroem o espaço a partir do significado que atribuem ao aprendizado. A Escola enfatiza a importância de formar cidadãos que valorizam/incorporem a fé cristã. Também destacaram a inclusão de crianças com necessidades especiais no ambiente normal da escola, valorizando e respeitando as diferenças na perspectiva de formar cidadãos independentes e participativos na sociedade. Na escola de Formação profissional - Berufsbildende Schule em Neustadt, a formação contempla as áreas de tecnologia, economia e social. A área social engloba questões de saúde, cuidado e serviço social. Atuam na elaboração e formatação de material informativo/educativo destinado, entre outros, aos serviços da igreja. Nessa área atua um professor com formação teológica visando contemplar a presença da fé cristã na formação. A partir dessas vivências pode-se perceber a relevância que o ensino cristão assume na formação escolar formal. Nesse sentido chamou atenção a presença do profissional “teólogo/pastor” no quadro de profissionais (professores/educadores) das escolas nos distintos níveis de formação. Compreende-se que a inserção do ensino religioso, a partir de profissionais formados na temática especifica, certamente contribuirá na formação de cidadãos que valorizam e vivenciam a fé cristã.
2.1 - Formação para adultos (Aprender é viver; Viver é aprender)
A Formação para adultos na Heimvolkshochschule Loccum iniciou em 1953. Atualmente a casa dispõe de quatro pedagogos que atuam na formação em áreas temáticas específicas, entre eles: Família, agricultura, pessoas portadoras de deficiência, entre outros. Tem como foco na formação, as mudanças/evolução que ocorrem ao longo do tempo. Para delinear as temáticas a serem abordadas utiliza o seguinte questionamento: “O que interessa para você? O que você deseja? E a partir dessas perguntas norteadoras são elaborados os projetos, ofertados a comunidade e desenvolvidos durante o período. Os recursos financeiros para formação provêm de 3 fontes: 1/3 dos próprios participantes; 1/3 de recursos do Estado (previsto em legislação); 1/3 recursos previstos nos projetos específicos elaborados antecipadamente pelos pedagogos responsáveis. Para a oferta dos cursos consideram ainda o contexto e a necessidade da formação para adultos nas diferentes áreas do conhecimento bem como a necessidade de refletir sobre o relacionamento entre membros da família/sociedade. Citamos como exemplo de curso oferecido “Sich Verwurzeln”, inspirado no Curso de Teologia Popular (CTP) que é desenvolvido no Sínodo Uruguai, tem como objetivo ampliar os conhecimentos sobre temas relacionados a igreja e teologia. Para reflexão: Em que medida o CEFAPP (Palmitos) poderia ampliar o seu quadro funcional e ofertar capacitações a partir das experiências desse centro de formação?.
3 - Inserção da Igreja Evangélica Alemã no contexto social e diaconia
Durante as vivências identificou-se inúmeras ações/iniciativas vinculadas à igreja que são desenvolvidas junto a pessoas, famílias e comunidades na realidade local e regional. Entre estas destacamos: Kleiderladen em Wunstorf; Kurtzewege Wunstorf; Tafel Wunstorf; Hort na comunidade de Eilvese; Begegnungsstätte Silbernkamp, Eine Welt Laden; Diaconie Station Neutadt; Nicolaistift e Hospiz. O Kleiderladen em Wunstorf é operacionalizado a partir do recebimento de doações de roupas, calçados e outros objetos, os quais são revendidos por um preço simbólico, na sua maioria, para pessoas fragilizadas economicamente (imigrantes, refugiados...). Para operacionalização o serviço dispõe de um profissional Assistente Social e duas funcionárias, complementado com o trabalho de 30 voluntários, que estão organizados em escala de revezamento. O projeto de relevância social significativa auxilia os mais necessitados, bem como destina produtos que ainda se encontram em bom estado de conservação para reaproveitamento. Os valores arrecadados são destinados para instituições que realizam trabalho com crianças especiais. Para reflexão: Onde as Paróquias do Sínodo Uruguai têm se envolvido ou desenvolvido ações de cunho social junto a população carente/necessitada? Podemos pensar e propor algo nessa direção? Por onde começar? O projeto Kurze Wege, localizado próximo ao centro comunitário St. Johannes em Wunstorf, tem entre seus objetivos oferecer um ponto de encontro entre crianças e adolescentes onde possam vivenciar/experienciar algo novo. Entre as possibilidades de ocupação encontram-se: Curso de dança, curso de fotografia/vídeo, conserto de bicicletas, curso de informática, entre outros. A idade varia de 6-12 anos entre as crianças e 15 a 30 entre jovens e adultos. A equipe de trabalho conta com 2 profissionais e um estagiário, bem como o serviço voluntário dos jovens que usufruíram desse projeto no passado. Entre a população que frequenta o espaço encontram-se estrangeiros oriundos de diferentes países (Turquia, Albânia, Polônia, Rússia, Síria, Líbano, entre outros). Constitui-se como um espaço ecumenicamente aberto “estar aberto para acolher, independente da religião”. Compreende-se que o projeto oportuniza o acesso à igreja, pela sua organização e articulação com as outras atividades ofertadas junto ao Centro Comunitário. Também poderá contribuir para a inserção dos jovens/adultos ao mundo do trabalho, através da qualificação destes em áreas do conhecimento. Ainda, se constitui um ambiente comunitário, onde ocorre a interação e o trabalho em equipe, o que certamente contribuirá positivamente na vida individual da família e da comunidade. Em Wunstorf visitamos também o projeto denominado Tafel Wunstorf, cuja finalidade é disponibilizar, por um preço acessível, alimentos para pessoas com carência financeira. A gestão e execução ocorrem a partir de uma associação de aproximadamente 100 voluntários. Também possibilita o envolvimento de jovens, a partir de 16 anos, denominado “Junge Tafel” utilizando o slogan “Ich Helfe Mit. Und Du?”. Considera-se que iniciativas como esta auxiliam os menos favorecidos e contribuem para evitar que alimentos, ainda em bom estado, sejam desperdiçados nos grandes redes de supermercados e distribuidoras. Em Neustadt am Rübenberge conheceu-se o Hort na comunidade de Eilvese,é um espaço comunitário que possibilita a permanência de alunos após o período de aula enquanto seus pais se encontram no trabalho. Utilizam esse período para desenvolver suas atividades escolares e interagir coletivamente. No mesmo local, na Gemeindehaus também são preparados alimentos para refeições no horário do meio dia. Esses alimentos são comercializados para alimentação das crianças na pré escola e para interessados na comunidade. No local há um refeitório amplo que possibilita a acomodação das pessoas que desejarem se alimentar no local. Entre os frequentadores foram mencionados pessoas que residem sozinhas, em especial idosos. Na comunidade de Neustadt visitamos o Begegnungsstätte Silbernkamp, ou, Local de Encontro. Neste local existe a possibilidade de encontro e convivência de pessoas de diferentes idades e gerações, cujo objetivo é a convivência, considerando a forma solitária como muitas pessoas vivem, em especial a população mais idosa. A gestão do local está sob a responsabilidade de uma profissional da área social e conta com o apoio de aproximadamente 30 voluntários colaboradores, que a partir da sua profissão/qualificação, desenvolvem atividades junto às pessoas que frequentam/ utilizam o espaço e as atividades oferecidas. Destaca-se que não é necessário inscrição prévia para frequentar o local, basta interesse em ocupar o tempo livre. Entre as atividades oferecidas encontram-se: Curso de informática, pintura, cerâmica, padaria, trabalhos manuais, canto, ginástica, entre outros. Recentemente iniciou-se com encontros de auto ajuda direcionada para mães/pais que se encontram em licença maternidade e pessoas enlutadas. Compreende-se que estas iniciativas possibilitam ampliar a interação entre as pessoas ocupando-as de forma lúdica ou produtiva, preenchendo vazios da existência que a própria família muitas vezes não consegue atender. Caracteriza-se como uma forma de dar um novo sentido à vida, independente da idade ou condição física, considerando que um número significativo de idosos que residem no Centro de Convivência do Idoso (Nicolaistift) ocupam parte do seu tempo neste local. Também cabe destacar a importância do trabalho voluntário, sem o qual essa possibilidade não seria viável. Outro local visitado foi o Eine Welt Laden – loja por um mundo, operacionalizada por um grupo de voluntários que há mais de 20 anos comercializa produtos, estabelece relações e media informações entre diferentes países, valorizando produtos e aspectos culturais na perspectiva de um mundo mais justo e melhor. Esta forma de envolvimento e trabalho reflete a consciência e o compromisso cristão com populações menos favorecidas na perspectiva de viabilizar maior aproximação entre ricos e pobres no mundo globalizado. A Diaconia, (serviço ao próximo), encontra-se entre os pontos fortes da inserção da igreja no contexto social, foi o que constatamos durante o período da delegação na Alemanha. Entre as experiências vivenciadas destacamos: Diakonie Station; Nicolaistift e Hospiz. A Diakonie Station de Neustadt realiza serviço ambulante de cuidado a pessoas doentes e ou necessitadas na área de abrangência da região de Hannover. Para isso conta com uma equipe de 138 profissionais entre médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem. Fazem parte da equipe ainda cuidadores de família, cuidadores de casa, cuidadores paliativos, administrativos, estudantes, e profissionais que disponibilizam comida sobre rodas. O serviço de diaconia caracteriza-se como uma rede de assistência/cuidado à saúde com aproximadamente 20 projetos interligados que constituem a rede de apoio. Para a assistência, dependendo da complexidade, são disponibilizados serviços em nível de domicílio. Estes poderão variar em relação ao tempo de assistência/permanência do profissional desde pontual, parcial a integral. Diante de situações de extrema dependência, a rede disponibiliza o Altenzentrum St. Nicolaistift. As pessoas (pacientes) estão no centro de todas as ações, pois estas são baseadas em princípios bíblicos “Eu estive doente e me visitastes.” (Mateus 25.36). Considerando que a assistência à saúde na Alemanha não está vinculada aos serviços prestados pelo Estado, a igreja operacionaliza a assistência a partir dos serviços de diaconia. Pode-se afirmar que a organização desses serviços se assemelha à Rede de Atenção Básica no Brasil, onde a equipe multiprofissional presta assistência ao indivíduo, família e comunidade. No entanto, sua abrangência na Alemanha é maior, na medida em que dispõe na sua equipe profissionais que permanecem no domicilio, acompanhando os necessitados. Cabe destacar ainda que os custos dessa assistência geralmente são provenientes, em parte, do plano de saúde individual das pessoas assistidas. O Altenzentrum St. Nicolaistift constitui-se como uma possibilidade de moradia para pessoas idosas independentes, parcialmente dependentes ou totalmente dependentes. Na sua estrutura dispõe de 49 apartamentos denominados Seniorenwohnungen, 58 apartamentos individuais e 53 apartamentos duplos. O Centro dispõe de um amplo refeitório, biblioteca, capela, espaço para terapia ocupacional, clínica para fisioterapia, entre outros. Na equipe de trabalho há uma pastora, que zela pelo cuidado espiritual. O Ambulanter Hospiz und palliativ Beratungsdienst também integra a rede de diaconia. Tem como objetivo visitar, acompanhar e aconselhar pessoas com doenças graves, no domicílio, no hospital ou instituições de longa permanência, bem como acompanhar os enlutados. Este serviço é realizado por 38 voluntários entre homens e mulheres, os quais, após um período de formação durante 9 meses, são submetidos a um estágio de 3 meses. Após, se aprovados pela equipe responsável, poderão exercer a sua função, sob supervisão profissional. Também assumem o compromisso de participar anualmente de uma capacitação para atualização na área. As visitas variam entre 1 a 2 horas semanais, podendo ser ampliadas conforme a necessidade e possibilidade dos voluntários. Quando há a necessidade de maior cuidado profissional o serviço de assistência à saúde assume o cuidado. Ao refletir sobre a inserção da igreja na sociedade através do serviço da diaconia, chama atenção o elevado número de voluntários engajados. Segundo relatos, 01(um) em cada 10 (dez) alemães realiza trabalho voluntário. Ainda segundo informações, estes na sua maioria, são pessoas aposentadas e assumem atividades para ocupar o tempo livre bem como para se sentirem úteis na comunidade. Para reflexão: Como nós, cristãos brasileiros nos engajamos em questões sociais e trabalho voluntário na nossa comunidade/sociedade? O que já fizemos? Onde e como podemos avançar? Quais as alternativas?
4 – Viagens
4.1 - Hannover
No dia 20 de maio (quarta-feira) nos encontramos às 8:45 horas no Wunstorf Banhof e viajamos de trem a Hannover, capital da Baixa Saxônia. Lá visitamos a ”Aegidienkirche”, a ruína de uma igreja que foi bombardeada na Segunda Guerra Mundial e que abriga o sino da Paz doado pela cidade de Hiroshima, Japão. Visitamos a “Neues Rathaus” (Prefeitura nova), onde subimos num elevador para a torre, donde se tem uma linda vista da cidade. Visitamos também a Marktkirche e ao meio-dia fomos recebidos na sede da Landeskirsche (LKA), onde tivemos um encontro com o Sr. Christian Grossmann e senhora Hannelore Gertenkon e após um almoço na cantina. Às 14 horas fomos recebidos na sede da EKD (Evangelische Kirche in Deutschland) pela Pastora Friederike Deeg (Oberkirchenrätin e secretária para a América Latina) e pela pastora Susanne Erlecke (Secretária para o processo Reformatório). Após esta visita conhecemos o Jardim Botânico de Hannover. Essa vivência possibilitou conhecer um pouco da história local, trazendo para o contexto algumas marcas dos conflitos de guerra do passado. Também possibilitou contemplar a natureza em flor e as belas paisagens arquitetônicas. No entanto, o destaque principal foi conhecer minimamente a organização/estrutura da Igreja Evangélica na Alemanha, a atuação junto às comunidades, os avanços, desafios e as estratégias de enfrentamento.
4.2 - Wittenberg, Erfurt e Eisenach
No dia 30 de maio (sábado) saímos cedo numa excursão de ônibus, com parceiros de Neustadt e Wunstorf, rumo a Turíngia, para conhecer três das cidades onde Martim Lutero viveu. Essa excursão foi organizada e coordenada pela Diácona Claudina Baron-Turbanisch. Essa região fazia parte da Alemanha Oriental. Ainda de manhã chegamos em Wittenberg, à Igreja na qual Lutero pregou as 95 teses. A igreja estava fechada e “embalada” para restauração, visando a comemoração dos 500 anos da Reforma Luterana em 2017. Ficamos um pouco frustrados, mas tiramos fotos em frente da porta. De lá seguimos a pé até a Stadtkirche St.Marien, a igreja onde Lutero pregava e que tem pinturas do artista Lucas Cranach, cujos 500 anos estão sendo festejados agora em 2015. Passamos também pela casa onde Lutero e esposa Catharina viveram, mas não havia tempo para entrar no museu. Fizemos uma rápida caminhada pela cidade e fomos almoçar no restaurante da Universidade de Wittenberg, que existe desde 1502 e onde Lutero atuou como professor. À tarde fomos até o Jardim de Lutero, onde há um projeto de plantar 500 árvores até 2017. A nossa Convivência plantou a árvore de número 276 (um plátano). Houve uma celebração no centro do jardim em formato da Rosa de Lutero. Em seguida nos dirigimos até o local onde a árvore foi simbolicamente “plantada” pela Sra. Bárbara Preuss (representando a Convivência pelo lado alemão) e pela Sra. Liane Colliselli (representando a Convivência pelo lado brasileiro). No mesmo jardim ainda visitamos a árvore plantada pela IECLB. De lá embarcamos no ônibus e seguimos viagem até Erfurt, a capital da Turíngia onde ficamos hospedados no Albergue da Juventude. À tardinha e à noite fizemos uma caminhada por alguns pontos turísticos da cidade. Às 22 horas tivemos uma meditação coordenada pela Diácona Claudina Baron-Turbanisch. Na manhã do dia 31 de maio (domingo) viajamos até Eisenach, lá visitamos o Castelo de Wartburg, onde Lutero ficou escondido durante 10 meses e traduziu o Novo Testamento para a língua alemã. Almoçamos em um restaurante de Eisenach e fizemos um passeio pela cidade. Ao final do dia retornamos para Neustadt. Essa viagem possibilitou maior aproximação e compreensão do processo histórico da Igreja Evangélica a partir da intervenção de Lutero.
4.3 - Berlim
No dia 5 de junho (sexta-feira) acordamos cedo, pois o ponto de encontro era o Bahnhof de Neustadt e o horário marcado era 6:30 horas, o grupo para a viagem era de 24 pessoas. Fomos de trem até Hannover e lá pegamos um trem rápido ICE (que chega até 250 Km/h) e fomos a Berlim. Era um dia de muito sol e calor. Fomos até o prédio do Parlamento alemão (Reichstag), uma conjugação perfeita entre arquitetura antiga e moderna. Conhecemos o plenário do Parlamento. Tivemos um encontro com a parlamentar Caren Marks (Secretária de Estado para assuntos de Família, Idosos, Mulheres e Jovens). O diálogo com a deputada, que é evangélica e tem sua origem na região de Wunstorf, foi muito proveitoso e agradável. Ela expôs seus projetos e prioridades nas áreas de família e juventude, baseados em suas convicções cristãs evangélicas. Conhecemos a capela do Parlamento e depois subimos na cúpula de vidro e espelhos, na sequência almoçamos na cantina do parlamento. À tarde visitamos alguns pontos turísticos importantes, entre eles: o portão de Brandenburgo, o monumento ao Holocausto, parte remanescente do muro que separava a Alemanha Oriental da Alemanha Ocidental, o qual foi derrubado em 1989, onde estão expostos imagens que documentam os retratos da realidade da época. O conjunto é denominado topografia do terror. Essa viagem foi muito significativa na medida em que desencadeou distintas sensações. Por um lado o deslumbramento, por outro, o passado aterrorizador. O deslumbre remete ao sentimento único de visitar a capital da Alemanha; ter a possibilidade de entrar no Parlamento, conhecer minimamente o local onde são tomadas decisões importantes para a Alemanha e a Europa e que repercutem, em alguns casos, para alem das suas fronteiras. Foi significativo conhecer a Secretária Caren Marks, ouvir um breve relato da sua atuação (limites e possibilidades do Estado diante do contexto atual na Alemanha); subir na Cúpula e apreciar a paisagem ímpar do entorno e imaginar a dimensão do “poder” que ali se concentra. Ao nos deslocarmos pelo centro histórico de Berlim, que remete ao “terror” decorrente da II Guerra Mundial, o sentimento é completamente diferente, surgem a indignação, reflexões e muitos questionamentos.
5 - Fontes renováveis de energia
A Alemanha é pioneira e possui vasto conhecimento na área de produção de energia a partir de fontes renováveis. Como exemplo, podemos citar a energia solar a partir de placas fotovoltaicas. A energia excedente que é produzida pelas placas instaladas em residências é transferida para a rede pública. Mensalmente é feita a compensação do que é gasto com o que é produzido. A Alemanha é um dos país que mais produz eletricidade a partir da energia solar, pois é uma das alternativas mais promissoras, apesar de o custo ainda ser alto. A energia eólica (a partir do vento) também é muito utilizada. Viajando pelo país, percebe-se grande número de parques eólicos instalados. Esta fonte de energia representa atualmente 8 a 10% na Alemanha, também com perspectiva de aumentar. São realizados investimentos para aperfeiçoamento tecnológico, sendo o país exportador de equipamentos e tecnologia referentes à energia eólica. Outra fonte de energia renovável utilizada na Alemanha é o biogás. Tivemos a oportunidade de visitar uma usina de biogás que utiliza o milho (silagem) além do esterco animal para a produção de energia a partir da decomposição em grandes tanques de fermentação. Após a produção do biogás, o resíduo restante é o denominado biofertilizante o qual retorna aos agricultores para adubação das lavouras. A produção de energia a partir do biogás é um tanto controversa. Há diferentes opiniões a este respeito que questionam se o milho deve ser produzido como base para alimentação ou para produção de energia.
6 - Celebrações
A delegação teve a oportunidade de participar de diversas celebrações durante o período da Convivência. Na Segunda-feira de Pentecostes (Pfingstmontag) uma parte da delegação participou do Culto Ecumênico na Comunidade de Corvinus. Os demais integrantes participaram de celebrações nas comunidades nas quais estavam hospedados. O culto foi marcado pelo tema do Pentecostes e os brasileiros puderam contar como são as celebrações no seu país, uma vez que a segunda-feira de Pentecostes não é feriado no Brasil. O dia 06 de junho (sábado), foi especial. Nesse dia lembramos dos 25 anos de existência da Convivência. Na parte da tarde houve momento para comemoração, homenagens, troca de presentes e confraternização. À noite celebramos o culto de Ação de Graças pelos 25 anos da Convivência/Partnerschaft. Houve a participação de diversas pessoas ligadas à Convivência, tanto da Alemanha como do Brasil, na liturgia do culto. O Pastor Martin Lechler foi o responsável pela pregação. Na manhã de domingo, dia 07 de junho alguns integrantes da 6ª Delegação também puderam participar do culto na Liebfrauenkirche de Neustadt.
7 - Desafios
A igreja Evangélica na Alemanha convive com diversos desafios, tanto internos quanto externos. Há um forte secularismo e individualismo que afetam todos os relacionamentos sociais. Isso influi também na Comunidade cristã. Não há mais compromisso com a Igreja. A fé se tornou algo pertencente apenas ao âmbito privado das pessoas. O número de pessoas sem religião e os que se denominam ateus cresce a passos largos. Além disso, há pouquíssima participação dos membros nas celebrações nas Igrejas. Aqueles que estão na igreja e que participam, geralmente são de idade mais avançada. Há espaços comunitários sendo alugados, igrejas sendo vendidas e salas passando por reformas a fim de se adaptar ao reduzido número de participantes. Por outro lado, há um crescente número de voluntários engajados na vida comunitária alemã. Contrariando as tendências, o número de “leigos” que se envolvem na igreja vem crescendo nos últimos anos. O superintendente do Kirchenkreis Neustadt/ Wunstorf, P. Michael Hagen, afirmou que há alguns anos atrás as pessoas precisavam justificar por que não iam à Igreja. Hoje em dia as pessoas precisam dizer por que vão à Igreja. Ou seja, há muito mais comprometimento e participação destes que estão na igreja, pois estes sabem por que estão lá. Surpreende o elevado número de jovens que se dispõe a colaborar no Ensino Confirmatório após a Confirmação. Influenciar positivamente os jovens para que permaneçam e continuem colaborando na Igreja após o processo de Ensino Confirmatório é um desafio também para nós no Brasil. Cremos que também nesta área temos o que aprender e compartilhar uns com os outros.
8 - Perspectivas
Está bastante claro para ambos os parceiros da Convivência de que este projeto precisa continuar. As perspectivas são boas. Os avanços são significativos e a troca de experiências no decorrer da história tem demonstrado que os dois lados oferecem e recebem. Este sentimento transpareceu de forma bastante nítida por ocasião da celebração do Jubileu de 25 anos da Convivência. Muito nos alegra o auxílio financeiro que viabiliza o Curso de Teologia Popular (CTP) no Sínodo Uruguai. Isto proporciona que a qualidade do Curso seja mantida com assessorias adequadas e preparadas, além de contribuir para que todas as pessoas interessadas possam participar, independente de sua situação financeira. Também ficamos orgulhosos pelo fato de o Curso de Teologia Popular ter gerado frutos no âmbito do Kirchenkreis Neustadt/ Wunstorf através do Curso “Sich Verwurzeln”. Cremos que o projeto de parceria entre Escolas também pode contribuir e ampliar nossos horizontes não apenas no âmbito escolar e de ensino, mas também no Sínodo Uruguai como um todo. Anima-nos a continuidade dos estágios de jovens, brasileiros e alemães, pelo período de 3 meses em 2016. Enfim, temos experimentado alegrias e desafios. As perspectivas são boas e todos desejamos que a Convivência continue. Agradecemos de coração a possibilidade e oportunidade que nos foi concedida. Aos hospedeiros, pastores e pastoras, presbíteros, voluntários e amigos. Ao Kirchenkreis Neustadt/ Wunstorf na pessoa do P. Michael Hagen pelo seu apoio e dedicação à causa da Convivência. Ao colega P. Carlos Ulrich e esposa Pa. Claudete por todo o empenho e esforço na causa da Convivência enquanto estavam na Alemanha. Cabe um agradecimento especial aos integrantes da 6ª Delegação de brasileiros pela compreensão, dedicação, colaboração e paciência. Esta experiência deixará marcas pelo resto de nossas vidas. Agradecemos a Deus pela oportunidade concedida, pela força e saúde recebidas. Rogamos que o bondoso Deus continue nos fortalecendo a fim de testemunharmos do seu grandioso amor em nossa realidade como IECLB.