No Período Prático, o processo de aprendizagem e desenvolvimento se dá pela prática. Espera-se do candidato que também se desenvolva em termos de condições pessoais, ou seja, um aprendizado integral que envolva tanto o conhecimento técnico e de conteúdo, como de maturidade pessoal, espiritual e relacionamento interpessoal.
Na busca por um programa de desenvolvimento que atenda o candidato de forma integral, preparando-o para exercer o Ministério de acordo com a missão e os objetivos da IECLB como um todo, foi preciso agregar aos pressupostos teológico-cristãos conhecimentos de outras áreas do saber.
A Psicologia Organizacional nos auxilia na avaliação psicológica dos candidatos, com base em competências comportamentais esperadas de alguém que almeja o Ministério, possibilita o desenvolvimento pessoal e interpessoal do candidato, tendo como foco as competências estabelecidas, e orienta para a aprendizagem, considerando o perfil específico e as características pessoais de como determinada pessoa aprende.
Com a avaliação de desempenho com foco em competências, procura-se direcionar o foco, concentrando esforços no que é fundamental desenvolver naquele período. Mantêm-se o objetivo na identificação e no desenvolvimento de competências fundamentais para o exercício do Ministério.
Autoanálise e desenvolvimento são desafios constantes e auxiliam o candidato a identificar as suas habilidades ou necessidades e, a partir delas, traçar objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.
Os pressupostos teóricos da andragogia nos auxiliam a compreender o processo de aprendizagem de adultos. Procura-se promover o desenvolvimento da pessoa por meio da experiência, da sua análise, identificando necessidades e habilidades e respeitando as diferenças individuais de estilo, tempo, lugar e ritmo de aprendizagem. O aprendizado e o desenvolvimento do adulto, como é o caso do candidato e da candidata ao Ministério, se dá em grande parte com a experiência e o comprometimento do mesmo. Uma vez que o candidato está ciente e comprometido com a necessidade do seu desenvolvimento, o Mentor e os membros da Comunidade passam a ser facilitadores do processo de aprendizagem. Fonte: Jorev Luterano