Quaresma abre a reflexão do Tema do Ano 2011 no Sínodo Vale do Itajaí
22/03/2011
1 | 1
No Domingo Invokavit ou 1º Domingo na Quaresma, dia 13 de março, o pastor sinodal Breno Carlos Willrich e o vice-pastor sinodal Irineu Valmor Wolf lançaram o Tema do Ano da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), em âmbito sinodal. A Paróquia Blumenau Velha acolheu a celebração, que contou com representantes das paróquias e do Sínodo Vale do Itajaí. O tema lançado é “Paz na Criação de Deus – Esperança e Compromisso” e o lema “Glória a Deus e paz na terra. Lucas 2.14”.
O pastor sinodal utilizou o texto de Mateus 4.1-11 em sua pregação. A partir deste texto, ele afirmou ser tempo oportuno para refletir como foi perdida a paz na criação de Deus. “Este tema vem em boa hora. No tempo em que a natureza, em reação violenta contra os abusos da humanidade, promove tremores, tsunamis, deslizamentos, enxurradas e enchentes. Tempo em que ditadores se consideram deuses e julgam quem merece viver ou morrer. E, ainda, tempo em que a intolerância religiosa e cultural gera conflitos”. Com estes exemplos, Breno lançou desafios que podem ajudar a prover paz na criação de Deus. “Lancemos as raízes mais perto de Deus. Encontremos na Palavra critérios, esperança e força para resistir à indiferença, ao abuso e ao poder”.
Com isso, afirmou que, como Sínodo, a partir da reflexão da Conferência dos Ministros, é preciso renovar as relações ecumênicas, organizar grupos para ajuda em catástrofes e alertar e corrigir qualquer tipo de violência doméstica. “Que juntos com nossos irmãos e Comunidades do Sínodo e IECLB, juntamente com todos os cristãos do mundo e com os anjos cantemos, crentes e comprometidos: Glória a Deus e Paz na Terra”.
A liturgia contou ainda com a manifestação de crianças e jovens que apresentaram à Comunidade símbolos que remetiam à reflexão temas como: desmatamento, fome, drogas, reciclagem, exploração e poluição. O louvor tornou a celebração ainda mais especial com o apoio do Coro Shalon e do Grupo de Canto Feminino. “Desafiamos todas as pessoas a buscarem, no meio em que vivem, um novo mundo. Que estejamos comprometidos com a paz na criação de Deus”, reforça o vice-pastor sinodal.
O Tema do Ano
Entre os principais objetivos desta ferramenta, neste ano, está a conscientização sobre as questões da natureza. A árvore é o símbolo desta campanha. Ela lembra a vida, o abrigo e a proteção. “A Igreja Luterana, através desta temática, assume o compromisso de promover a Paz. Comunidades e sociedade são convidadas a repensarem sua relação com a criação e animadas a caminharem numa esperança ativa”, esclarece o pastor sinodal Breno Carlos Willrich. Com o tema, a Igreja pretende incentivar ações que preservem a vida no planeta.
Segundo o pastor-presidente da IECLB, Dr. Nestor Paulo Friedrich, este é um momento privilegiado para a reflexão da sociedade em torno de um debate que há muito tempo precisa ser levado a sério. A partir dele, luteranos tem a oportunidade de se unirem, ecumenicamente, às demais igrejas parceiras para priorizar a proposição de ações em busca da paz solidária, justa e igualitária entre os seres humanos e a criação de Deus.
Fotos: Rúbia Magali Scheidt
Veja mais informações sobre o Tempo de Paixão e Páscoa - 2011