Para acolher e escutar as pessoas afetadas pela catástrofe climática que atinge o Estado, desde o fim de abril, a Faculdades EST, com sede em São Leopoldo, no Vale dos Sinos, lança o projeto “Escuta Solidária”. A iniciativa tem como objetivo acolher e escutar as pessoas atingidas pelas enchentes, nas suas mais variadas demandas psicológicas e emocionais.
A iniciativa é coordenada pelos professores doutores Nilton Eliseu Herbes, Charles Klemz e Júlio Cézar Adam, e reúne uma equipe de voluntários(as) que garante a qualidade e a seriedade nos atendimentos ofertados a qualquer pessoa que necessite, de qualquer região do Estado. “Em tempos de crise, a solidariedade e o apoio mútuo são fundamentais. O projeto Escuta Solidária é uma resposta humanitária essencial, que oferece suporte psicológico e emocional a quem mais precisa”, frisa o diretor-geral da Faculdades EST, o doutor Valério Guilherme Schaper.
De acordo com ele, as pessoas podem compartilhar suas angústias, ordenar seus pensamentos e sentimentos. “A equipe do projeto é formada por docentes, profissionais pós-graduandos(as) e estudantes de Teologia ligados à Pastoral Popular Luterana, além de psicólogos(as)”. O serviço é voluntário e gratuito.
As pessoas interessadas nesse auxílio devem acessar o site https://est.edu.br/escuta/ e entrar em contato com o voluntário ou a voluntária do projeto. No link é possível combinar os horários dos atendimentos, os quais serão feitos de forma remota.
Do mesmo modo, o Centro Social Hesse e a Paróquia do ABCD, com sede em Santo André/SP, colocam à disposição, a partir desta quinta-feira, 23/05/2024, sua Rede de Escuta Acolhedora. A iniciativa, similar à realizada durante a pandemia de COVID-19, tem como objetivo oferecer apoio emocional às pessoas atingidas pelas inundações no estado do Rio Grande do Sul.
O serviço gratuito será realizado pelo Núcleo de Psicotraumatologia do ABCD de forma voluntária, e conta com uma equipe qualificada de traumaconsultoras, traumaterapeutas, facilitadoras de Técnica de Redução do Estresse, além de contar com o apoio profissional de assistente social, psicólogas, advogada e pastor. Toda a equipe garante atendimento humanizado e sigiloso a qualquer pessoa do Rio Grande do Sul que necessite deste apoio.
A coordenação dos atendimentos estará sob a responsabilidade de Bianca Mueller Costa (CSHH) e P. Alberi Neumann (Paróquia do ABCD).
Para solicitar atendimento, basta entrar em contato com a recepcionista Kelly pelo telefone: 11 94088-5783 que posteriormente, a coordenação agendará um horário e designará o profissional mais adequado para atender às necessidades de cada pessoa. Os atendimentos serão realizados de forma remota.
Para mais informações, acesse o site da instituição
Fonte: Portal Luterano