O acompanhamento e a preparação para o exercício do Ministério com Ordenação na IECLB iniciou com a implementação do Período Prático de Habilitação ao Pastorado (PPHP), em 1993.
Após a análise e o estudo das experiências realizadas com o PPHP, a Igreja sentiu necessidade de ampliar o programa. Além disso, a aprovação do Ministério compartilhado criou a necessidade de pensar um Período Prático que abrangesse os quatro Ministérios reconhecidos e ordenados pela IECLB.
Em 2003, a partir da implantação do novo perfil do Período Prático de Habilitação ao Ministério (PPHM), pela primeira vez candidatos aos quatro Ministérios participaram do Exame de Admissão e realizaram o Período Prático.
Em 2005, foi implementado o Regulamento do Ingresso no Ministério com Ordenação, aprovado pelo Conselho da Igreja, gerando maior agilidade, transparência e clareza do processo, tanto para o candidato como para a Igreja como um todo.
Com a aprovação do regulamento, ampliaram-se a atuação, as responsabilidades e as demandas da Coordenação da Habilitação, que, em 2008, foi transformada em Secretaria da Habilitação ao Ministério.