Sábado, 13 de setembro, foi o último dia do encontro da Presidência e da Secretaria Geral da IECLB com a Pastora e os Pastores Sinodais, além dos Presidentes e Tesoureiros Sinodais, iniciado no dia 9 de setembro, no Centro de Espiritualidade Cristo Rei (Cecrei), em São Leopoldo/RS.
A passagem bíblica de João 17.18-24 motivou à reflexão no culto, que teve a participação do Conselho Nacional da Juventude Evangélica (Conaje), formado por um representante de cada Sínodo mais sete Ministros e Ministras, ao lado de Pastores, Presidentes e Tesoureiros Sinodais, Secretaria Geral e Presidência da IECLB.
‘Como jovens, somos Igreja hoje, no presente, e não apenas no futuro’, afirmaram os jovens, que convidaram o grupo a cantar a música ‘Geração JE’, composta pelo Grupo de Jovens da Comunidade em São Luis/MA, música tema do XXII Congresso Nacional da Juventude Evangélica (Congrenaje), realizado, entre 20 e 25 de julho de 2014, em Espigão do Oeste/RO, no Sínodo da Amazônia, sob o tema ‘GerAção JE no mundo’:
1. Que povo é esse, que grita, que canta e luta por um mundo novo.
Que povo é esse que ama, que chora, que sente a alegria nos encontros.
Esse é o povo de Deus. Povo jovem e cheio de fé.
Protagonistas de um mundo novo, geração JE.
2. Esse povo que acredita na ação de Deus, o Senhor.
Esse povo que se habilita a ser o novo em um mundo desigual.
Esse é o povo de Deus. Povo jovem e cheio de fé.
Protagonistas de um mundo novo, geração JE.
3. Você é povo de Deus, é povo jovem e cheio de fé.
Venha também co’a gente ser povo forte, geração JE.
Esse é o povo de Deus. Povo jovem e cheio de fé.
Protagonistas de um mundo novo, geração JE.
Na ocasião, os jovens entregaram à Pastora Vera Engelhardt Prediger, Pastora Sinodal do Sínodo da Amazônia, uma placa de agradecimento, como lembrança dos jovens participantes do Congrenaje, que deve ser levada à Paróquia de Espigão do Oeste.
Abertos os trabalhos, o P. Joaninho Borchardt, Pastor Sinodal do Sínodo Espírito Santo a Belém, apresentou a prestação de contas das doações feitas para o Sínodo em função das enchentes. O Pastor Sinodal aproveitou para compartilhar o depoimento de uma Professora do Espírito Santo sobre os dias assolados pelas enchentes e relatou que o Sínodo fez um levantamento das famílias atingidas, ajudando as mais prejudicadas. O P. Joaninho agradeceu em nome do Sínodo e das pessoas beneficiadas pelo auxílio recebido.
Na sequência, as temáticas foram Campanha Nacional de Ofertas para a Missão 2014 e 2015 e Projetos Missionários. O grupo foi desafiado a visualizar possibilidades de trabalhos missionários nas suas áreas com potencial a serem convertidos em projetos apoiados pela Vai e Vem.
Encerrando o encontro, o P. Dr. Nestor Friedrich, Pastor Presidente da IECLB, falou sobre o Tema do Ano da Igreja para 2015, cujo enfoque está na comunicação, mencionando importantes iniciativas que a IECLB, desde as suas Comunidades, faz na área da comunicação. O Pastor Presidente ressaltou que a IECLB precisa saber sobre o que os seus membros estão falando e alinhar essas preocupações e expectativas com a ação e a pregação da e na Igreja, considerando, também, a necessidade de maiores investimentos nesta área.
Na sua fala, o P. Nestor aproveitou para agradecer a presença de todos, mas especialmente aos Pastores, Presidentes e Tesoureiros Sinodais em final de mandato.