Nesta sexta-feira, 28, a Rede Sinodal de Educação iniciou o 15º Seminário de Diretores e Representantes das Mantenedoras das Escolas da Rede. O Colégio Dr. Blumenau, em Pomerode (SC), no Sínodo Vale do Itajaí, recebeu participantes dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Na oportunidade, o pastor-presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Dr. Nestor Paulo Friedrich, instalou no cargo de diretor-executivo da Rede, o professor Ruben Werner Goldmeyer.
Ao fazer uso da palavra, Goldmeyer lembrou pontos elencados pelos membros do Conselho de Educação da IECLB para nortear o trabalho da rede. Ele destacou que questões jurídicas e atenção às mudanças na legislação precisam ser priorizadas. “Quero agradecer a todos que de alguma forma me conduziram a esta função. Quero conhecer as diferentes realidades e caminhar em conjunto com diretores e mantenedoras. Desejo que a Rede seja um espaço de encontro, cuidado e solidariedade”.
O programa ainda contempla a palestra do pastor Nestor, com a temática “As instituições educacionais da Rede Sinodal de Educação e sua relação com a IECLB”. O professor Afonso Murad aborda o tema “Mantenedoras de instituições educacionais: balanço crítico”.
As mantenedoras terão a oportunidade para compartilhar experiências sobre estrutura e formas de funcionamento. O Instituto Barão do Rio Branco, de Blumenau (SC), a Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial – Colégio Sinodal da Paz (RS) e o IENH (RS) apresentarão seus cases na tarde desta sexta-feira.
O tema “O cenário brasileiro e o papel das instituições educacionais diante dele” será ministrado por Martin Mundstock e Ralf Marcos Ehmke. O programa segue até o meio-dia deste sábado.