Plano de Ação Missionária é aprovado na 27ª Assembleia Sinodal do Vale do Itajaí

15/04/2023

Assembleia Sinodal
Assembleia Sinodal
Assembleia Sinodal
Assembleia Sinodal
Assembleia Sinodal
Assembleia Sinodal
Assembleia Sinodal
Assembleia Sinodal
Assembleia Sinodal
Assembleia Sinodal
Assembleia Sinodal
Assembleia Sinodal
Assembleia Sinodal
Assembleia Sinodal
Assembleia Sinodal
Assembleia Sinodal
Assembleia Sinodal
1 | 1
Ampliar

“O Plano de Ação Missionária é fruto da nossa caminhada conjunta. Ele reflete a vontade de servir na missão de Deus que temos em nossas comunidades. Esta vontade de ouvir, falar e fazer, de caminhar juntos, resume o nosso jeito de ser igreja, a nossa sinodalidade”, explicou o pastor sinodal Alan Schulz, na 27ª Assembleia Sinodal do Sínodo Vale do Itajaí, no sábado, dia 15 de abril, no Centro de Eventos Rodeio 12.

Presidentes das comunidades e paróquias, ministros e ministras em atividade, representantes dos setores de trabalho e dos ministros eméritos, delegados ao Concílio e o representante no Conselho da Igreja disseram sim ao planejamento sinodal para os próximos quatro anos. O documento detalha os fundamentos científicos, pedagógicos e teológicos. Como Sínodo queremos construir pontes, com a certeza de que na comunidade se vive a fé, se criam as ações e se acolhem as pessoas, portanto, cabe à estrutura sinodal fomentar, estimular e acompanhar a ação comunitária, promovendo a unidade da Igreja de Jesus Cristo”, enfatizou o presidente do Conselho Sinodal Cristian Fuchs.

“A partir da metodologia das Mesas Colaborativas, recolhemos as sugestões dos participantes, separamos e tabulamos em indicações de ações e demandas, com as quais o Sínodo deve se ocupar nos próximos anos. No final, chegamos em seis grandes grupos que serão acompanhados e avaliados pelo Conselho Sinodal: Gestão Ministerial, Gestão de Lideranças, Gestão dos Setores de Trabalho, Ação Missionária, Ação Diaconal e Ação de Formação”, detalhou a vice-pastora sinodal Mirian Ratz.

Momentos antes, no Culto de Abertura, o pastor 1º vice-presidente da IECLB e secretário de Missão, P. Odair Airton Braun, pregou a respeito do Tema do Ano “IECLB. Igreja de Jesus Cristo”, baseado no lema bíblico de Mateus 5.13-14: “Vocês são o sal da terra. Vocês são a luz do mundo”. Ele refletiu que “a Igreja se prepara para celebrar, com gratidão, os 200 anos da presença luterana no Brasil, fortalecendo a sua visibilidade, relevância e crescimento integral. O presente nos desafia a dar testemunho, sendo sal que tempera e luz que ilumina a realidade que nos envolve. Somos chamados a fazer a diferença onde Deus nos colocou. Neste sentido, podemos olhar para o futuro e enfrentar os desafios, assim como fizeram os nossos antepassados, com coragem, fé e esperança”.

Delegados e delegadas que representam as 33 paróquias, 85 comunidades, 14 setores de trabalho, 56 ministros e ministras em atividade e 32 eméritos ainda aprovaram a prestação de contas anual, uma moção que será encaminhada ao Concílio e homologações do Conselho Sinodal. Também puderam percorrer a exposição com banners das paróquias e setores de trabalho que apresentavam elementos da história, desafios e perspectivas missionárias.

“Que a nossa sinodalidade contagie as pessoas e a sociedade para sermos sal e luz em meio a tantos desafios, transformando e edificando o local em que vivemos”, finalizou Schulz.

Leia a Mensagem da 27ª Assembleia Sinodal abaixo.


Autor(a): Tobias Mathies
Âmbito: IECLB / Sinodo: Vale do Itajaí
ID: 70147
COMUNICAÇÃO
+
Ó Senhor Deus, não há ninguém igual a ti. Tu és grande e o teu nome é poderoso.
Jeremias 10.6
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br