Ontem, dia 13 de novembro, os representantes das oito comunidades da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Rio das Antas, Videira, Rio das Antas, Bom-Pastor de Fraiburgo, Ipomeia, Novo São Paulo, Anta Gorda, Bonsucesso, e Floresta do Caçador, se reuniram nas dependências do salão da Comunidade Bom-Pastor de Fraiburgo para discutir e deliberar sobre o orçamento de 2016.
O momento é difícil para as comunidades, pois os percalços da economia brasileira também se refletem no padrão de vida dos membros e, subsequentemente, nas contribuições dos membros para a manutenção das comunidades. A paróquia pratica a partilha proporcinoal do orçamento entre as comunidades e nota-se que não só as comunidades pequenas apresentam dificuldades em atingir as metas do orçamento, mas também as comunidades com um número maior de membros.
A sustentabilidade das comunidades e paróquias é uma questão urgente a ser discutida nas comunidades. O planejamento, a aplicação do PAMI (Plano de Ação MIssionária) não pode mais ser relegado a segundo plano e as comunidades e a paróquia procuram caminhos para o planejamento para 2016. As comunidades devem buscar não só a sustentabilidade financeira, mas a própria sutentabilidade carece de um planejamento mais amplo de cada comunidade.