Esse foi o tema do seminário para orientadores do Culto Infantil do Sínodo, realizado no dia 27 de agosto na comunidade de Panambi-centro, do qual participaram 72 orientadores de 12 Paróquias do Sínodo.
A palestra proferida pela missionária Waltraut Müller apontou para o desafio do Pastoreio, mostrando que o compromisso da igreja para com as crianças vai além do ensino cognitivo.
É preciso alcançar o coração, a mente e as emoções das crianças, suas alegrias e dificuldades, sua vida diária e familiar e levá-las ao crescimento e amadurecimento da vida cristã, pois o pastoreio abrange a criança de modo integral. Para alcançar esses objetivos, é importante ensinar as verdades bíblicas de forma atraente e compreensível e aprofundar o ensino bíblico em pequenos grupos, onde criança e orientador se encontram para dialogar, tirar dúvidas, orar e desenvolver uma relação de confiança.
Essa experiência foi oferecida aos orientadores no período da tarde, com a participação das crianças do programa “Conexão Kids”. Os participantes do seminário atuaram nas diversas partes da programação. Uma equipe contou a história de Zaqueu através de um teatro, outra equipe preparou o louvor, outra, as brincadeiras e os demais atuaram como monitores de pequenos grupos. Estes receberam as 57 crianças na chegada, e as acompanharam durante toda a programação. Após a história, eles se reuniram com as crianças em pequenos grupos para aprofundar a história, ensinar um versículo bíblico e orar com elas, o que foi muito significativo tanto para as crianças como para os monitores.
Uma equipe de mulheres da OASE de Panambi preparou um gostoso almoço e serviu o lanche da tarde. Pela graça de Deus foi um encontro abençoado e por isso queremos expressar a nossa gratidão em primeiro lugar a Deus, e também a todos os que colaboraram para o êxito do evento.