“O envelhecimento proporciona a possibilidade de se dedicar a hobbies e interesses pessoais, a oportunidade de se conectar com outras pessoas e de construir novas relações sociais, e a chance de contribuir com a sociedade por meio do voluntariado na comunidade de fé e na sociedade de modo geral”, afirmou o pastor João Bartsch, quando conduziu a palestra do Seminário Sinodal da Pastoral da Pessoa Idosa do Sínodo Vale do Itajaí. O evento aconteceu no Centro de Eventos Rodeio 12, dia 25 de abril.
Em sua palestra, intitulada: Desafios e perspectivas do envelhecimento, Bartsch falou sobre esta fase da vida como um processo natural e inevitável e que por isso deve ser tratado com leveza e naturalidade. “O envelhecimento traz seus desafios tanto para o indivíduo quanto para a sociedade como um todo. Questões relacionadas à saúde, como o aumento das doenças crônicas e a necessidade de cuidados específicos, são alguns deles. O envelhecimento populacional tem repercussões socioeconômicas, tanto no mercado de trabalho quanto nas políticas públicas, que precisam garantir a inclusão e o bem-estar dos idosos”.
“Nossa gratidão às pessoas e comunidades que investem tempo e carinho para o trabalho com a pessoa idosa. O seminário foi uma excelente oportunidade para refletir os desafios desta fase da vida. Saímos preenchidas com as palavras do pastor João e com as bênçãos de Deus”, alegrou-se a coordenadora da pastoral, Eliane Maria Juenge.
Na segunda parte do seminário aconteceram dinâmicas, dança sênior e desfile de trajes de época. Na segunda parte do seminário aconteceram dinâmicas, dança sênior e desfile de trajes de época. O pastor sinodal Alan Schulz acolheu todas as pessoas participantes e enfatizou que a capacitação de lideranças contribui para o trabalho comunitário.