O pastor sinodal, Altemir Labes, apresentou o Relatório Sinodal, destacando a ênfase dada ao tema Diaconia, especialmente a partir de março de 2013. Compartilhou alguns depoimentos de membros das comunidades sobre o Servir e ser Feliz, tema que orientou o Dia da Igreja 2014 , que, por sua vez, foi apresentado em um vídeo. Citou também o informativo eletrônico, o site e as revistas sinodais, como fontes estratégicas de informação sobre as atividades do sínodo.
Labes destacou ainda: o empenho das comunidades em manterem seus cadastros em dia, o que contribuiu enormemente para uma visão real do número e do perfil dos membros - garantindo a confiabilidade das estatísticas e de outras informações fundamentais -; a presença do pastor sinodal em diversas atividades das comunidades e das coordenações sinodais; as transferências e investiduras de ministros e ministras no sínodo; e a apresentação de duas estudantes para o Período Prático de Habilitação ao Ministério (PPHM).
Agradecimentos
O pastor sinodal Altemir Labes agradeceu, de forma especial, ministros e ministras, companheiros fundamentais para o bom andamento da caminhada de fé . Ainda há muito por fazer, mas desejo que o Dia da Igreja - que já não é mais um evento, mas sim um momento - continue fortalecendo a Diaconia em nosso sínodo.
O presidente da assembleia, Walério Weirich, cumprimentou a comunidade de Gramado pelo empenho na organização do encontro, às comissões, pelo belo trabalho realizado, e a todos os delegados presentes que dispuseram deste dia para este trabalho tão importante. A presidente da diretoria do Conselho Sinodal, Maria Elizabeth Augustin Collet, agradeceu o empenho de Waério, que presidiu de maneira firme e correta as últimas quatro assembléias sinodais, e solicitou uma salva de palmas dos delegados em agradecimento pelo trabalho realizado por ele. A comissão de eleições fez um agradecimento especial à secretaria do sínodo.
A cidade de Farroupilha ofereceu-se para sediar a 18ª Assembleia Sinodal.


