O domingo, 15 de dezembro, 3º. Domingo de Advento foi especial para os membros da Comunidade Advento e membros das comunidades que hoje integram as paróquias Ascensão e Bom Pastor de Canguçu e Piratini. Além de ouvir a mensagem no Culto Festivo pelos 50 anos de inauguração do 1º. templo da comunidade, os membros das 10 comunidades que hoje integram as duas paróquias, puderam rever o seu ex-pastor, hoje, Pastor Presidente da IECLB, Dr. Nestor P. Friedrich e sua esposa Sofia. Após o culto e o almoço, a tarde foi de encontro e reencontro, onde vários membros dialogaram e recordaram, mas também partilharam o momento presente de suas vidas.
E disposição de acolher bem quem veio de visita não faltou da parte da comunidade. O Culto Festivo foi oficiado pela Pa. Roseli R. Buchmayer, P. Sin. Dietmar Teske e Pastor Presidente Dr. Nestor Paulo Friedrich. Para sua mensagem o pastor presidente usou o texto de Lucas 12.32-40. Em seguida a presidente Magnerlia Borchardt Barbosa e a secretária Celeni Riechel Böhm fizeram uso da palavra, saudando o Pastor Presidente e demais visitantes, homenagearam os únicos membros, ainda em vida, construtores do 1º. templo da comunidade.
Em sua saudação a presidente da comunidade disse o seguinte: ´Igrejas, salões, são construções importantes e necessárias, mas não teriam nenhum sentido, se permanecessem vazias. O que faz de um templo ter importância, são as pessoas que fazem parte desta comunidade, pessoas criadas à imagem e semelhança de Deus, pessoas batizadas segundo à ordem de Jesus Cristo, pessoas que na sua diversidade de idades, ideias, jeitos de ser, fazem desta comunidade uma comunidade viva. Somos pela estatística uma comunidade pequena, mas com um coração gigantesco, onde sempre houve e sempre haverá lugar para mais um, onde as pessoas são importantes pelo que elas são e não pelo que elas possuem. Pessoas que, ao longo do tempo, pela sua fé em Deus, dispuseram do seu tempo, dos seus recursos, pessoas que se empenharam, num tempo muito mais difícil do que de hoje, para constituir uma comunidade e, para mantê-la, para que nós pudéssemos hoje estar aqui nesta celebração. Para sinalizar a nossa gratidão a quem ajudou a construir o 1º. templo convido o pastor presidente e o pastor sinodal para fazerem entrega de um quadro com o templo da comunidade aos casais, construtores do 1º. templo: Huberto e Ilma G. Böhm, Walter e Frida M. Leitzke.´
Quanto à história da Comunidade Advento de Remanso, o próprio pastor presidente trouxe em sua mensagem dados que lhe foram repassados pelo seu primeiro pastor, hoje, o pastor emérito Klaus Meirose. Também a secretária da comunidade trouxe um relato em que lembrou que a Comunidade Advento iniciou as suas atividades em 1946, quando foi escolhida a primeira diretoria. Mas desta época não houve nenhum registro em ata, apenas transmissão oral. Oficialmente, com os devidos registros em livro de ata, a comunidade passou a existir a partir de 1º. de abril de 1962, sendo que em 13 de dezembro de 1963 foi inaugurado o 1º. templo da comunidade pelo então pastor distrital Alfredo Simon. Trinta anos depois, havendo necessidade de reformas, a assembleia da comunidade decidiu pela construção de um novo templo. Isso foi possível a partir do mutirão dos próprios membros e de doações. O novo templo foi inaugurado em 21 de março de 1993 pelo então pastor da paróquia, Genésio Bobsin.
Como ocorre, desde 2012, quando de jubileus de comunidades na área do Sínodo Sul-Rio-Grandense, também a Comunidade Advento recebeu das mãos da presidente do Conselho Sinodal, Sra. Islair Radtke, a Bíblia com Reflexões de Lutero. A Bíblia será entregue a comunidades que celebram seus jubileus até 2017, quando dos 500 anos de Reforma Luterana. As fotos são de Gilson Lopes.
Divulgação: Sínodo Sul-Rio-Grandense