No sábado, dia 29 de setembro, os confirmando do primeiro e segundo ano juntamente com os jovens da JETO passaram o dia na fazenda do Internato Rural no interior de Teófilo Otoni. O passa dia acontece uma vez por ano e visa integração entre os participantes, bem como meditação, descontração e muita diversão.
Durante a manhã a turma conversou e meditou sobre a importância da oração em nossa vida diária. Para ajudar a manter uma rotina de oração o grupo confeccionou um colar de oração. Cada jovem teve tempo para pensar nos motivos que gostaria de incluir no seu colar e ao findar deste momento dois confirmando conduziram uma oração final.
O colar de oração foi criado pelo bispo Martin Lönnebo da Igreja Evangélica Luterana na Suécia em 1996 com a intenção de servir de introdução a prática da oração e incentivo para meditação. O colar também é conhecido como rosário ecumênico e é formado por 18 pérolas que significam ao mesmo tempo motivos de oração e estágios de nossa vida de fé. O colar inicia com Deus, a pérola dourada, seguindo como as pérolas do eu, do batismo, do deserto, da serenidade, do amor, dos segredos, do luto e da ressurreição, todas intercaladas por pérolas do silêncio que nos convidam a introspecção.
Após a manhã de estudo e o delicioso almoço, formaram-se grupos de interesse e as brincadeiras embalaram a tarde. A água da piscina estava fria, mas isso não foi motivo para ficar do lado de fora. Piscina, futebol, vôlei, jogos com cartas e até uma roda de violão foram os atrativos da tarde. Quando chegou a hora de ir embora foi difícil convencer alguns a sair da piscina!